Banner Diamante Plástico 24 horas
Notícias

Starbucks produz mobília com o lixo plástico produzido em suas lojas

Ação é resultado de parceria com empresa especializada na criação de produtos a partir de resíduos

Várias empresas de diversos segmentos do mercado buscam soluções sustentáveis para reduzir os impactos causados ao meio ambiente em todas as suas atividades e, por consequência, aos seres vivos que dependem dele. Transformar o lixo produzido em algo que possa ter uma nova utilidade não é só uma tendência, mas uma necessidade identificada.

A maior rede de cafeterias do mundo, a norte-americana Starbucks, identificou suas ações e tem realizado uma ação curiosa e inusitada a partir dos lixos plásticos produzidos em suas lojas. A marca fez um anúncio recente sobre o desenvolvimento de móveis produzidos com talheres, copos e garrafas de plástico que são descartados em suas lojas. De forma elegante e sofisticada, a loja conta com a ajuda de uma empresa de inovação em materiais, a empresa Pentatonic, especializada na criação de produtos a partir de resíduos pós-consumo.

No momento esse investimento é realizado em lojas do Reino Unido, mas é uma integração de um plano abrangente que a Starbucks tem para diminuir seu impacto ambiental. As cadeiras são focadas no redesenho da icônica poltrona verde “Bean Chair”, que pode ser encontrada em todas as lojas britânicas. Ela é tão semelhante às poltronas tradicionais utilizadas nas lojas da rede que, segundo os idealizadores, a diferença é imperceptível.

Futuramente, os resíduos plásticos poderão dar origem a outras mobílias. A primeira poltrona desenvolvida através do fruto dessa parceria estava em exposição no Festival de Design de Londres, que ocorreu em setembro deste ano.

A parceria feita com a Pentatonic, para a Starbucks é um passo importantíssimo no compromisso da empresa em reduzir o impacto que suas operações causam ao meio ambiente. De acordo Ad de Hond, vice-presidente de design da Starbucks, em um comunicado oficial da empresa, “esta colaboração fantástica mostra como trabalhar em conjunto pode gerar soluções que impactam positivamente o meio ambiente. Estamos entusiasmados com o potencial deste projeto”.

Sobre a Starbucks

A rede de lojas Starbucks é a fornecedora de café que mais cresce no mundo. A primeira loja abriu em 1971 e continua sendo um ponto de encontro dos amigos para dividir um café. Nessa época, a empresa era única no histórico Pike Place Market de Seattle – o seu nome foi inspirado em Moby Dick e evocava um romance do alto-mar e a tradição dos navegadores que primeiro comercializavam o café. Desde o início a Starbucks propunha ser um tipo de empresa diferente, que não apenas tivesse o intuito de celebrar o café e a rica tradição a qual está inserido, mas também trazia um sentimento de conexão. A missão da empresa é inspirar e nutrir o espírito humano. Atualmente conta com mais de 15 mil lojas em 50 países e é a mais importante empresa mundial de torrefação e venda de café especial. A Starbucks busca, com a sua essência, oferecer espaço para as pessoas se divertirem, confraternizarem e dividirem momentos únicos e especiais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo