Super Finishing
NotíciasPlástico

Soluções para a indústria: do processamento até a embalagem final

Uso de equipamentos de ponta melhora a produtividade e a competitividade, garante especialista em soluções industriais

Embora as projeções econômicas no Brasil sofram altos e baixos, uma coisa é certa: a indústria brasileira tem muito potencial para crescer e se desenvolver. E o uso da tecnologia pode ser um grande aliado nesta trajetória de migração para a chamada Indústria 4.0, na qual a automação e a tecnologia de informação permitem que as máquinas desempenhem funções cada vez mais complexas, em menos tempo.

De acordo com o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o aumento da capacidade de inovação das empresas e a inserção na Indústria 4.0 são aspectos importantes para a construção de uma economia mais produtiva, inovadora e integrada ao mercado internacional.

Porém, uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com 227 empresas, demonstrou que cerca de um terço das empresas ainda desconhece a temática da Indústria 4.0. Outro estudo divulgado pela CNI, no ano passado, apontou que somente 27% das indústrias do Brasil utilizam automação digital com sensores, uma das alternativas para modernização.

O especialista em automação industrial Wilson Roma destaca a vantagem competitiva que a implementação de dispositivos tecnológicos de controle e precisão pode gerar. “Hoje em dia, a aplicação dessas tecnologias ajuda a reduzir custos e tempo de produção, além de garantir níveis mais altos de precisão, atendendo a patamares internacionais de exigência”, afirma. Ou seja, mais qualidade, produtividade e eficiência para responder às demandas dos consumidores, às mudanças constantes da sociedade e aos desafios do próprio cenário industrial.

Tag

Artigos relacionados