Super Finishing
Notícias

Simplás promove palestra sobre governança na empresa familiar

Durante uma reunião-jantar que abrirá o calendário oficial de eventos do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) em 2017, na próxima segunda-feira (27), a consultora Carmem Chacon palestrará sobre ‘Governança na empresa familiar: sucesso e perpetuidade do seu negócio’, um desafio ainda muito grande para a indústria mundial.

Embora quase todo o Produto Interno Bruto (PIB) do planeta tenha origem em empresas controladas por seus fundadores ou descendentes – algo entre 70% e 90%, conforme dados de 2016 da consultoria McKinsey -, apenas 10% dos negócios familiares resistem à terceira geração.

Uma das características comuns à minoria bem sucedida consiste na governança corporativa. Ferramenta que se popularizou nos Estados Unidos a partir dos escândalos do mercado financeiro, em 2008, tendo como uma das principais diretrizes, a transparência. A relação direta entre a implementação do processo e a sobrevivência das companhias, em especial aquelas geridas por pais e filhos, será apresentada por Carmem Chacon. “Um dos maiores desafios nas empresas familiares é preparar a sucessão. Os pais geralmente alimentam expectativas de que os filhos assumam os negócios, mas, muitas vezes, isso não acontece e surgem as frustrações. O que não adianta é forçar, pois fica até pior”, afirma a palestrante.

A consultora cita o exemplo do grupo Itaú Unibanco, que segue com participação da família Moreira Salles, a despeito da opção de um dos herdeiros em não assumir o negócio e, ao invés disso, se tornar cineasta. “Sempre existirão herdeiros, mas nem sempre eles estarão prontos para serem sucessores. E por meio da governança corporativa, há um planejamento para lidar com estas situações”, complementa.

 

Informações sobre o evento

A palestra  ocorre segunda-feira (27), a partir das 20h, no Restaurante Sica, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Informações para adesão podem ser obtidas pelo e-mail vanessa@simplas.com.br ou pelo telefone (54) 3013.8484. O Simplás também sugere aos participantes a doação de um quilo de alimento não-perecível ou R$ 10, que posteriormente serão repassados a uma instituição de caridade.

A Reunião-Jantar do Simplás tem os patrocínios de Raidbr – Tecnologia da informação, Interativacom – Agência Digital e Glaciar – Indústria e serviços de gelo seco.

Tag

Artigos relacionados