Casa / Notícias / Curso / Simplás lança Curso de Gestão na Prática para Micro e Pequenos Empresários

Simplás lança Curso de Gestão na Prática para Micro e Pequenos Empresários

Capacitação em parceria com a faculdade Ftec tem inscrições abertas e início marcado para 14 de maio

 

Foto: Ana Paula Boelter

Legenda (da esquerda para a direita): Prof. Me. Eduardo Pezzi, Prof. Esp. Jaime Fernandez Caneda, Prof. Drª. Débora Frizzo, Prof. Me. e Coordenador de Projetos e Metodologias da Ftec Faculdades Luis Paulo Soares Munhoz, Profª. Iane Tavares Neitzke, Prof. Esp. Ubirajara Brizotto, Prof. Dr. Antônio Fernando Rosa Dini

 

Uma nova solução para conduzir os negócios diante e além do atual momento de instabilidade econômica acaba de chegar ao mercado por meio do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). De olho no perfil majoritário de suas representadas, a entidade desenvolveu e agora está lançando o Curso de Gestão na Prática para Micro e Pequenos Empresários. As aulas, com início marcado para 14 de maio, serão ministradas nas instalações e por professores doutores, mestres e especialistas da faculdade Ftec, em Caxias do Sul (RS).

As aulas abordarão princípios básicos de gestão, liderança, finanças, marketing e produto, vendas, produção, qualidade e inovação (detalhes abaixo). As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3228.1251 ou pelos e-mails vanessa@simplas.com.br e greice@simplas.com.br.

O objetivo da iniciativa é oferecer capacitação com preços altamente competitivos e conceitos de aplicação imediata a associados e contribuintes do Simplás, e também ao público em geral. A carga total atingirá 56 horas, distribuídas em sete módulos de oito horas, com uma aula por mês, sempre aos sábados.

“É um curso inovador, sem similar no mercado, objetivo e extremamente didático, especialmente elaborado para auxiliar o empresário agora. Os professores vão abordar situações práticas do cotidiano das empresas, com ferramentas de uso instantâneo”, revela o diretor de Educação, Inovação e Tecnologia e também vice-presidente do sindicato, Gelson Oliveira.

A ação inédita conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), além da Associação Serrana de Recursos Humanos (ARH Serrana), e dos sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do Rio Grande do Sul (Sescon Serra Gaúcha), das Empresas de Refeições Coletivas da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (Sindercol), das Indústrias Madeireiras, Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Esquadrias, Marcenarias, Móveis, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeiras do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimadeira), das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho), das Indústrias Gráficas de Caxias do Sul (Singraf) e da Indústria da Construção Civil de Caxias Sul (Sinduscon).

“Tudo foi desenvolvido pensando no perfil da maioria dos nossos representados, que são executivos de micro e pequenas empresas, com pouquíssimo tempo disponível, mas sempre em busca de atualização. Assim, os horários são diferenciados, para que o empresário não precise abrir mão de seus compromissos durante a semana. Para completar, aperfeiçoamos todo projeto até chegar a um excelente custo-benefício”, conclui Oliveira.

 

PALAVRA DE MESTRE:

“Momentos de crise podem ser considerados ameaças ou oportunidades. A postura do empresário, à frente de seu negócio, determina a escolha que fez. Escolher a oportunidade significa aproveitar estes momentos críticos para desenvolver-se e tornar o negócio mais focado e importante. 

O curso Gestão na Prática para Micro e Pequenos Empresários, realizado pela FTEC Faculdades em parceria com o Simplás, oferece aos empresários  que desejam encontrar oportunidades, ferramentas de gestão focadas e de utilização imediata, que visam auxiliar a gestão da empresa, neste momento difícil que nosso País enfrenta. Os temas dos encontros abrangem toda a gestão de uma organização, passando pelos princípios básicos de gestão e avançando na formação de liderança, controle financeiro, desenvolvimento de produto, marketing e vendas, produção e finalizando com qualidade e inovação. Objetivamos oferecer aos participantes um ambiente de troca e crescimento, capaz de efetivamente auxiliá-los a conduzir suas empresas rumo ao sucesso”.

Prof. Me. Luis Paulo Soares Munhoz, Coordenador de Projetos e Metodologias da Ftec Faculdades

 

Gestão na Prática para Micro e Pequenos Empresários – Simplás e Ftec

 

MÓDULO: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE GESTÃO

Ministrante: Prof. Dr. Antônio Fernando Rosa Dini

 

  • objetivo social da empresa;
  • como pensar uma empresa e seu modelo de negócio;
  • boas práticas das empresas de sucesso;
  • como não limitar o crescimento da sua empresa e prolongar sua vida;
  • foco nas competências da empresa e não do produto;
  • design de negócios

 

MÓDULO: LIDERANÇA

Ministrante: Prof. Drª. Débora Frizzo

 

  • liderança como comportamento chave para o sucesso da empresa;
  • relacionamento com os funcionários;
  • desafios encontrados ao liderar alguém mais preparado;
  • importância de buscar colaboradores mais preparados para oxigenar a empresa;
  • importância da comunicação e papel do líder;
  • como identificar pessoas que agregam diferenciais para a empresa;
  • importância do comportamento ético do líder e sua capacidade de servir de exemplo

 

MÓDULO: FINANÇAS

Ministrante: Profª. Iane Tavares Neitzke

 

  • a importância do capital de giro e do fluxo de caixa para a operação;
  • separação entre dinheiro da empresa e remuneração do empresário;
  • levantamento do custo correto do produto ou serviço;
  • estudo das opções de financiamento mais adequadas ao fluxo de caixa da empresa

 

MÓDULO: MARKETING E PRODUTO

Ministrante: Prof. Me. Eduardo Pezzi

 

  • técnicas de desenvolvimento de produtos alinhadas ao modelo de negócios da empresa;
  • estudo da possibilidade de diferenciação do produto/serviço;
  • estratégias de formação de preço

 

MÓDULO: VENDAS

Ministrante: Prof. Esp. Ubirajara Brizotto

 

  • definição do perfil do vendedor parao setor;
  • organização de processo de planejamento de vendas interligado ao marketing e à  produção

 

MÓDULO: PRODUÇÃO

Ministrante: Prof. Esp. Jaime Fernandez Caneda

 

  • processo de planejamento e controle da produção alinhado ao marketing e vendas;
  • mapeamento dos custos de produção;
  • identificação da necessidade de tecnologia aplicada

 

MÓDULO: QUALIDADE E INOVAÇÃO

Ministrante: Prof. Esp. Jaime Fernandez Caneda

 

  • identificação de solução viáveis para inovação na empresa;
  • qualidade como ferramenta de produtividade e redução de custos;
  • produção limpa e sustentabilidade;
  • inovação em processos e materiais com foco na criação de produtos inovadores

Além disso, verifique

Estilo automotivo não tem um assento traseiro, graças à resina de mistura de policarbonatos da Covestro

Materiais de alto desempenho para o setor Os compradores de carros de hoje procuram design …