Casa / Notícias / Simplás arrecada mais de uma tonelada de material reciclável em escolas

Simplás arrecada mais de uma tonelada de material reciclável em escolas

Devido à ação, o programa engenharia Solidária recebeu em um único dia, maior volume de tampas plásticas para venda do que em um mês inteiro

 

Em ação com as escolas municipais de educação infantil de Caxias do Sul (RS), o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) entregou à Engenharia Solidária o maior volume de material reciclável em um único dia do que o arrecadado ao longo de um mês inteiro pela iniciativa de professores e acadêmicos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que destina recursos para a ONG Proteção Animal Caxias (PAC).

O total de 1.374 quilos de tampas plásticas foi apurado e encaminhado para reaproveitamento na última quinta-feira (2), nos Pavilhões da Festa da Uva, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente.

A Escola de Educação Infantil Vovó Antônia, do bairro Panazzolo, sagrou-se a campeã de coleta, com 315,98 quilos de tampas plásticas de refrigerantes e água mineral, produtos de beleza, produtos de limpeza, sucos, leite, isotônicos, iogurtes e de remédios. E conquistou, assim, um retroprojetor como prêmio.

Com 206,57 quilos de material recolhido, a Escola de Educação Infantil Carinha de Anjo, do bairro Vila Ipê,  garantiu o segundo lugar – e como prêmio, uma máquina de fazer massa.

“O plástico precisa ser compreendido como um produto bom, bonito e barato, que demanda poucos recursos naturais em seu processamento. Só que é tão barato, que muitas vezes é descartado de maneira irresponsável. Por isso realizamos a campanha Descarte Certo: para conscientizar a população sobre a destinação correta. Quando vemos uma pilha de tampinhas como esta (foto), não enxergamos lixo. Enxergamos matéria-prima”, comemorou o presidente do Simplás, Jaime Lorandi, agradecendo a parceria das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente na execução do projeto.

A média de arrecadação da Engenharia Solidária nos últimos dois meses, considerados os melhores até agora, foi de 900 quilos. Desde o início do trabalho, em setembro do ano passado, cerca de cinco toneladas de material já foram arrecadados e convertidos em aproximadamente R$ 5 mil, repassados à PAC, que emprega a maior parte dos recursos em tratamentos de saúde para animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. Contudo, nada havia preparado os participantes do projeto para receber do Simplás mais de uma tonelada de material em um único dia.
Fonte: Simplás

Além disso, verifique

Rio Grande do Sul tem ações intensificadas pelo PICPlast

Região é excelente cenário que envolve o desenvolvimento da indústria da transformação e promoção da …