Setores da indústria mostram recorde de confiança em quase dois anos
De 29 setores industriais, 26 demonstram confiança, conforme aponta o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) setorial, divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), na última segunda-feira.
Esse é o maior número de setores da indústria confiantes em quase dois anos. A pesquisa revela que apenas três setores afirmam não ter confiança.
Leia mais:
- Nossa história — SEIBT comemora 50 anos como referência no mercado de reciclagem
- Super Finishing destaca forte participação na Interplast 2024
- Conheça a França Plastic: Empresa entrega soluções sustentáveis personalizadas
Nesse contexto, o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, destaca que não havia tanto otimismo em vários setores desde outubro de 2022. Ele atribui esse resultado positivo à melhoria na percepção dos empresários sobre a economia.
Em relação a isso, Azevedo explica: “A confiança está bastante espalhada entre os setores industriais. A avaliação dos empresários sobre as condições atuais, de uma forma geral, vinha segurando a confiança, em especial da economia brasileira, mas isso vem melhorando nos últimos meses”.
Entre agosto e setembro, o ICEI de 21 setores aumentou. Em seis deles, a elevação foi suficiente para que migrassem de falta de confiança para confiança: Metalurgia, Couro e artefatos de couro, Máquinas e equipamentos, Produtos de metal, Biocombustíveis, e Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos.
Por outro lado, em sete setores, a confiança caiu, fazendo com que os Serviços especializados para a construção e Madeira passassem de um nível positivo para um negativo. Em um setor, o ICEI permaneceu inalterado.
Como está a confiança da indústrias em relação aos portes e regiões
O ICEI registrou avanço em todos os portes de indústrias em setembro. Nas médias e grandes empresas, o indicador subiu 1,7 ponto, enquanto nas pequenas, o índice aumentou 0,9 ponto. Todos os segmentos da indústria mostraram confiança, e com os resultados de setembro, o otimismo se intensificou.
Quando se fala de região, o ICEI destaca que a confiança dos empresários aumentou em todas as regiões do país, com destaque para o Sul, que registrou a maior alta do Índice, de 2,3 pontos. Desde abril, a indústria da região não apresentava um índice significativamente acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa falta de confiança de confiança.
No Nordeste, a confiança subiu 2,2 pontos, enquanto no Norte houve um aumento de 1,6 ponto. O Sudeste também viu um crescimento de 1,3 ponto, e o Centro-Oeste subiu 0,7 ponto. Com isso, o ICEI encerrou o mês de setembro em alta em todas as regiões do Brasil.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.