Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

Série digital mostra histórias de vida transformadas pelo plástico, disco musical feito de plástico e Starbucks Japão recicla copos

Plástico pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. O Movimento Plástico Transforma lançou a websérie "Histórias que Inspiram", destacando indivíduos cujas vidas foram transformadas positivamente pelo plástico. O próximo álbum do Coldplay será feito com plásticos recolhidos. A Starbucks Coffee do Japão iniciou um programa de coleta de tumblers em 1.850 lojas por todo o país

Série digital mostra histórias de vida transformadas pelo plástico, disco musical feito de plástico e Starbucks Japão recicla copos

Movimento Plástico Transforma lança série online que mostra vidas transformadas pelo plástico

Na imagem aparece uma imagem de uma mulher que faz parte da websérie sobre o impacto positivo do plástico

O Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa dedicada a destacar o potencial transformador do plástico e sua relevância no dia a dia, acaba de lançar a websérie “Histórias que Inspiram”. Esta série apresenta trajetórias inspiradoras de indivíduos que tiveram suas vidas impactadas por esse material essencial.

Sendo assim, Fernanda Maluf, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, explica como funciona a websérie: “A série conta com exibição vídeos, que têm como objetivo, mostrar histórias que ampliam a perspectiva de uma relação mais consciente e harmoniosa da sociedade em relação ao produto e ao planeta”. 

Portanto, a websérie ficará disponível no canal do YouTube do Movimento, além de estar nas redes sociais do projeto. No primeiro episódio, Jessiane Domingos Lopes Santos, colaboradora da cooperativa Cooperlínia Ambiental, compartilha sua experiência no setor e sua dedicação apaixonada pelo trabalho.

Com isso, ela destaca: “Se não tivesse a reciclagem, como seria o mundo hoje? Tenho muito orgulho do meu trabalho, com certeza.”

Uma especialista do projeto, Simone Carvalho, relata que a partir de ações como esta, torna-se possível mostrar a realidade possível de ampliar a conscientização e entregar informações corretas sobre o plástico. Assim, ela finaliza: “Transformando assim, a visão da sociedade sobre este material”. 

Banda Coldplay vai lançar disco de vinil feito de plástico reciclado 

Na imagem aparece o vocalista da banda Coldplay, que terá seu disco feito de plástico

O próximo álbum do Coldplay, uma banda britânica, chega ao mercado no dia 4 de outubro. Mas, além das músicas, o disco apresenta-se como um exemplo que incentiva a economia sustentável. O álbum físico será feito com resíduos plásticos recolhidos das águas do rio Guatemala. 

Nesse sentido, cada exemplar do vinil tem 140 gramas, e foi desenvolvido com nove garrafas de plástico reciclado, ao invés do vinil habitual. Assim, 70% do plástico são recolhidos, enquanto 30% vêm das garrafas plásticas e as demais fontes. 

Com esse novo formato, é possível reduzir as emissões de carbono em 85% quando se comparada a produção do vinil convencional. Desse modo, estima-se que, no total, 25 toneladas de plástico virgem sejam poupadas. 

Esta inovação nasceu da parceria da banda com a Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao recolhimento de plásticos. 

Starbucks amplia ações sustentáveis no Japão e reafirma suas iniciativas no Brasil

Símbolo da Starbucks, marca de cafés que vai reciclar seus copos.

A Starbucks Coffee do Japão divulgou o programa de coleta do tumbler do plástico, ou seja, o copo da marca, em cerca de 1.850 lojas de todo o país. As práticas sustentáveis adotadas pela empresa também incluem planos de economia circular e reciclagem. 

Sendo assim, além do tumbler, a Starbucks também recolhe outros recipientes para bebidas, incluindo canecas, garrafinhas e outros copos. Portanto, englobam também desde originais, quanto outros. 

E, ainda, eles também recolhem os adquiridos no exterior. Desse modo, os colaboradores devem levar os copos às lojas. O programa começou dia 19 de junho e dura até dia 9 de julho. 

Já no Brasil, a marca atua através do projeto de economia circular “Ciclobom” – desenvolvido pela BO Packaging com o apoio da produtora de papel cartão Ibema e da startup de logística reversa inteligente Green Mining. 

Dessa forma, eles dão nova vida aos copos de uso único, transformando-os em luvas de copos para bebidas quentes. 

Como parte do compromisso global da Starbucks em reduzir 50% dos resíduos de suas lojas até 2030, a empresa está dedicada a desenvolver iniciativas inovadoras de sustentabilidade. Isso reflete um movimento mais amplo em direção a uma economia circular.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo