mc components muck maq
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Sementes do Plástico: projeto presta educação ambiental para resíduos plásticos

Projeto oficial de reciclagem do SIMPERJ conta com causas para ajudar o plástico e as pessoas

O Instituto Soul Ambiental foi fundado para fazer gestão de projetos para soluções ambientais, lançando em 2018, a o projeto de reciclagem “Sementes do Plástico”. O projeto é do SIMPERJ (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro), com apoio da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).

O projeto funciona prestando educação ambiental e assessoria na separação dos resíduos, estimulando a Logística Reversa pelo engajamento da sociedade. O projeto “Sementes do Plástico” atua em três causa: Animal, Acessibilidade e Educacional.

Para a causa animal, o projeto possui parceria com a ONG Rio Eco Pets, que através de sua rede de voluntários, juntam tampinhas para ajudar animais em situação de abandono. Na causa de acessibilidade, há parceria com o projeto Rodando com Tampinha, da Paróquia São José da Lagoa, contando com treinamento para valorização das tampinhas, para compras de cadeiras de rodas. Desde o início da parceria, já foram doadas 80 cadeiras de rodas para pessoas que precisam.

O Instituto Soul Ambiental financia a compra dos resíduos plásticos desses dois projetos para o meio ambiente, trabalhando junto às recicladoras e às indústrias transformadoras para que esses resíduos sejam transformados em matéria-prima. Com esses projetos, o Instituto ajuda a fecha o ciclo, mostrando que é possível executar a Economia Circular dentro do Estado do Rio de Janeiro.

Para a causa Educacional, o projeto conta com parceira com o projeto piloto da prefeitura municipal do Rio de Janeiro, chamado Escolas Sustentáveis, onde possuem como objetivo atender 25 escolas mostrando a importância da sustentabilidade e passam conhecimentos com matéria didáticos.

O “Sementes do Plástico” conseguiu reciclar mais de 5.000.000 de copos descartáveis, gerados nas arenas esportivas da cidade do Rio de Janeiro, conectando a cooperativa ECCO PONTO com a recicladora e transformadora MMS Plásticos, contando com o apoio da Unigel.

O “Sementes do Plástico” conseguiu desenvolver e homologar a matéria-prima fabricada através das tampinhas plásticas em: bancos para jardins, quadros de bicicletas, comedores para cães e gatos, saboneteiras, brinquedos. Após 1 ano de operação do projeto “Sementes do Plástico”, foi recolhido 105.000 KG de plástico reciclado. O Instituto Soul Ambiental ainda não possui um patrocinador.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar