Seis dicas para melhorar o desempenho produtivo da sua empresa
Indústrias do segmento plástico começam a investir em manufatura avançada
Não é de hoje que as indústrias começaram a se familiarizar com as tendências da manufatura avançada, a chamada Indústria 4.0, para melhorar seu desempenho no mercado e atender a demanda deste novo cenário.
Carlos Renato Belo Azevedo, doutor em Engenharia de Computação e pesquisador em Inteligência de Máquina, ressalta que “O foco não deve estar somente em quantificar o retorno esperado do investimento, que pode ser difícil no início, mas também em quantificar o custo de uma oportunidade perdida, dado que as tecnologias de automação industrial, controle de processos e de análise avançada de dados têm ampla adoção pelos competidores nacionais e estrangeiros”.
E, para que as empresas do segmento tenham sucesso nessa empreitada, existem seis passos importantes que precisam ser considerados. Acompanhe a seguir:
- Autoconhecimento
Uma ação importante é adquirir a competência necessária para avaliar as opções e realizar os investimentos corretos em medidas que trarão valor para o seu negócio, para garantir que elas estejam alinhadas com a estratégia global. Pois, ao adotar novas tecnologias sem o devido o conhecimento, existe o risco de se investir em inovações inadequadas, e que não são as mais necessárias para o seu perfil produtivo.
Por isso, é fundamental que a alta gerência tenha os seus conhecimentos reciclados, e também conte com consultoria especializada para uma análise profunda da realidade de sua empresa e de seu mercado de atuação. Dessa forma, as decisões serão mais seguras e assertivas, e as chances de sucesso aumentarão.
- Treinamento
É preciso treinar, de forma contínua, os engenheiros e líderes técnicos e promover experimentações tecnológicas. Use projetos-piloto para estabelecer provas de conceito e demonstrar o valor da inovação para o seu negócio. Nem todo projeto terá êxito, mas a experiência prática é uma poderosa aliada para vencer barreiras de resistência à adoção de novos processos e tecnologias. Com o sucesso inicial, você conquistará o apoio da organização e garantirá fundos para um lançamento de maior escala.
- Cultura digital
Promova a cultura digital entre todos os seus colaboradores, incluindo a equipe de executivos e investidores, demonstrando liderança clara, compromisso e visão. Mesmo após implantar a Manufatura Avançada, é preciso que a sua organização esteja disposta a se reinventar continuamente para ficar sempre à frente da concorrência.
- Definindo recursos
Faça um levantamento detalhado dos recursos necessários para atingir suas principais metas. Inclua facilitadores tecnológicos, como uma infraestrutura de TI ágil e funcional com interfaces bem concebidas, que podem impulsionar seus processos de negócios. Não se esqueça do investimento no capital humano, recrute e desenvolva seus colaboradores.
- Big Data
Mais do que um conjunto de tecnologias, o Big Data apresenta uma mudança de atitude para extrair conhecimento dos processos internos e externos de uma empresa para o apoio à tomada de decisão. Desenvolva, portanto, modos de combinar dados de diferentes setores do seu negócio como, por exemplo, os de logística, qualidade e funções de engenharia. Extraia o valor desses dados e aplique em ações que irão diferenciar a sua empresa no mercado e crie possibilidades de atrair novos clientes.
- Faça parcerias
Compartilhar conhecimento pode ser difícil para as empresas, mas os maiores avanços de desempenho ocorrem quando você cria um ecossistema de parcerias com startups, universidades, fornecedores e clientes, e assim promove um esforço coletivo para entender ativamente o comportamento do consumidor e cria soluções completas de novos produtos e serviços. Diferentemente de outras revoluções industriais que ocorreram de forma linear, a manufatura avançada tem evoluído de forma exponencial.
Assim, aquelas empresas que pretendem esperar o caminho se tornar menos nebuloso para começar a investir, devem ficar para trás e com mais dificuldades para recuperar o atraso. Afinal, quanto mais cedo as empresas adotarem este conceito em suas linhas produtivas, maior será a possibilidade de observarem tempos operacionais mais curtos, melhor utilização de ativos e máxima qualidade dos produtos.
Fonte: Plástico Brasil