Super Finishing
EconomiaNotíciasPlástico

Segundo semestre deve alavancar crescimento do setor, segundo Roriz

Presidente da ABIPLAST comenta com exclusividade ao Portal Plástico Virtual sobre expectativas do setor plástico para os próximos meses

A ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) é a entidade que cuida de mais de 12 mil empresas do setor plástico, e possui, em sua essência, gerar competitividade, promover o setor e os avanços tecnológicos com foco na sustentabilidade.

O presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho comenta com exclusividade para o Portal Plástico Virtual sobre as expectativas da associação para o ano de 2020 e os impactos políticos para o setor.

Segundo Roriz, “a ABIPLAST acredita que o setor vai encerrar o ano com um crescimento de 0,7% e a expectativa é que o cenário melhore no segundo semestre com as reformas trabalhadas pelo governo. Para o país, o progresso dessa atividade industrial causa um grande efeito e traz inúmeros benefícios econômicos e socioambientais”, comentou.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Plástico Virtual – Quais as expectativas da ABIPLAST para 2020? Como estão os dados do mercado para o próximo semestre?

José Ricardo Roriz Coelho – No primeiro semestre de 2019, a produção de produtos plásticos teve um recuo de 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse período, os segmentos que mais contribuíram para a retração da indústria do plástico foram o de eletrônicos (-6,6%) e o de artigos de higiene pessoal e limpeza (-2,7%); enquanto contribuíram positivamente os setores de bebidas (+5,7%) e automotivo (+3,5%).

Apesar disso, a expectativa é que o cenário melhore no segundo semestre com as reformas trabalhadas pelo governo. A ABIPLAST acredita que o setor vai encerrar o ano com um crescimento de 0,7%.

Já para 2020, como o segundo ano de recuperação costuma ser mais forte, a expectativa é que o setor cresça em torno de 3%.

PV – Qual a importância da nova reforma da previdência para o setor de matéria-prima? Qual impacto no setor na sua opinião?

JRRC – A ABIPLAST representa as indústrias de transformação e reciclagem de plástico e, para o nosso setor, o encaminhamento da reforma da Previdência é um ponto bem importante, porque vai ao encontro de uma solução para o déficit fiscal do País. Quando a incerteza em relação à solvência das contas do governo diminuírem, haverá recuperação da confiança na economia no longo prazo e, assim, aumentarão os investimentos no setor no País.

PV. Contando com mais de 12 mil empresas associadas, como a reforma vai influenciar a associação?

JRRC – A reforma da Previdência é fundamental, mas não esgota a pauta econômica. Há outros temas ainda urgentes para o retorno do crescimento econômico brasileiro, como a reforma tributária.

Aqui é importante esclarecer que a ABIPLAST representa as 12 mil empresas existentes no setor, mas esse não corresponde ao número de empresas associadas à entidade.

PV. Qual a influência do dólar em alta na importação e na exportação do mercado do plástico?

JRRC – Um país estável tem maior estabilidade cambial; e as variações do dólar têm impacto direto no comércio internacional. Nos primeiros cinco meses do ano, por exemplo, as exportações de produtos plásticos recuaram 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma comparação, as importações caíram 1%.

Como o segundo semestre é sempre melhor, a expectativa da ABIPLAST é observar um aumento de 4% no volume importado e de 19% no volume exportado em 2019.

PV. Enquanto entidade, como o senhor avalia a postura econômica adotada pelo atual governo e qual o impacto que isso tem no setor?

JRRC – Estamos otimistas no longo prazo, com a confiança de que os principais problemas para as empresas serão resolvidos, como a alta carga tributária e a burocracia. É necessário que o Brasil tenha agendas que impulsionem o crescimento. Queda de juros e a reforma tributária, por exemplo, são essenciais para a retomada de um crescimento sustentável, assim como a criação de um ambiente de negócios mais atraente para os empresários.

Gostou? Se inscreva e fique por dentro de tudo o que acontece no Portal!

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo