Bulher
Plástico

Saiba o que são os Datadores para Moldes

Conheça os datadores para moldes da Previsão Presilhas, que explica as funcionalidades e importância de seu produto

O datador industrial é um equipamento que serve para imprimir as informações que vão nas embalagens, como por exemplo: dados de validade, lote, fabricação, entre outras. O datador é super importante principalmente para o consumidor final que precisa ter essas informações no produto que irá utilizar e/ou consumir.

No passado, esse equipamento era manual, sendo necessário que uma pessoa colocasse o recipiente dentro da impressora, observando a posição correta para que não houvesse erro e os dados fossem adequadamente impressos. Essa forma era a única para embalagens de plástico, vidro e até mesmo metal. Porém, com a evolução da tecnologia, hoje podemos encontrar uma facilidade maior nos processos e datadores de melhor utilidade.

Os datadores para moldes de injeção são fornecidos pela Previsão Presilhas, sendo um dos maiores fabricantes e distribuidores da América Latina, e se trata de pequenas peças de aço, onde é possível simbolizar o produto final com símbolo de reciclagem, lote e data de fabricação. Os datadores são usinados em baixo relevo, o que lhes permite uma reprodução perfeita a cada ciclo de injeção, seu posicionamento é garantido através de pré-carga, impedindo qualquer movimento durante a operação.

Leandro Leis, diretor da Previsão Presilhas explica que com este equipamento é possível marcar o lote de determinado produto e desta forma, rastrear lotes. “Um exemplo para o uso do datador para moldes é na indústria automobilística – quando algum componente vem com defeito de fábrica é preciso fazer recall, sabe-se em que modelo e ano de fabricação essa peça está, devido à marcação feita pelos datadores para moldes no momento da convecção do produto”.

O diretor ainda destaca que os datadores para moldes são comumente fabricados com marcação de mês, ano ou ambos. “Alguns de nossos modelos ficam “em branco” para que possam receber gravações customizadas conforme a necessidade de cada cliente, podendo conter dia, mês e ano”.

Este produto pode ser confeccionado pela empresa em Aço Inox 420, temperado a uma dureza de 50~55 HRC, com excelente acabamento para garantir a qualidade do produto injetado.

Leandro explica que para a escolha correta dos datadores é necessário avaliar qual tipo de marcação a peça deve levar e como deve ser controlado o lote, estas são perguntas que devem ser respondidas na criação do projeto. “Os datadores normalmente são únicos para o ANO e MÊS, mas algumas empresas ainda usam o dia para um maior controle. Quanto a medidas, este produto pode ser fabricado em várias medidas, variando de 4 a 32 mm de diâmetro”.

Pioneira no segmento voltado a fixação de ferramentas, a Previsão Presilhas tem o objetivo de oferecer maior rapidez na troca de dispositivos, proporcionando ainda mais segurança e, assim, diminuindo o risco de acidentes com fixadores de alta qualidade, maior durabilidade e garantia total.

A Previsão possui um catálogo completo para atender as necessidades dos clientes, por isto, além dos datadores para moldes, a empresa já explicou sobre a funcionalidade das Presilhas de Fixação, sobre a aplicação das Buchas Extratoras para Moldes e sanou dúvidas sobre as Molas de Compressão.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo