Picplast
EconomiaNotíciasPlástico

Saiba como funciona o selo Eureciclo

Conheça a ponte entre cadeia de reciclagem e setor produtivo

O selo Eureciclo conecta marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental. Mas você já conseguiu entender como esse processo todo funciona? Entenda agora!

Todo esse processo é certificado de maneira a cumprir e proteger as empresas de bens de consumo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), comprovando a logística reversa de suas embalagens e adequando-as à legislação ambiental vigente.

Para oferecer esse serviço, a New Hope Ecotech, startup de tecnologia que acompanha indicadores da cadeia de reciclagem através de uma plataforma online, criou também o selo Eureciclo. Através do selo, é possível gerar valor para as empresas certificadas, comunicando aos seus consumidores o compromisso com a reciclagem.

A ferramenta da compensação ambiental

O sistema de compensação ambiental com o qual o selo trabalha funciona através de uma plataforma que rastreia os dados da cadeia de reciclagem no Brasil. Essa plataforma certifica o trabalho das cooperativas de reciclagem através de notas fiscais, a fim de garantir que os materiais recicláveis estão sendo destinados corretamente aos recicladores finais. Contabilizamos esses dados de modo a garantir que não exista dupla contagem, na qual duas empresas dizem ter reciclado a mesma tonelada de material.

Através desta tecnologia, já é possível ter os dados de reciclagem de mais de 150 mil toneladas de resíduos. Estes dados dão origem aos créditos de logística reversa, análogos aos créditos de carbono, que são comprados por marcas de bens de consumo para compensar a pegada ambiental de suas embalagens. Isso possibilita agregar valor ao serviço das cooperativas e catadores, o que gera renda adicional para eles e oferece melhores condições de trabalho e de vida.

A partir do momento em que as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos, o selo Eureciclo calcula a sua pegada ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem, adquirindo o crédito de logística reversa equivalente. O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando resíduos equivalentes, em massa e material, aos das embalagens.

Assim, as empresas recebem o selo, que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem e o certificado que comprova sua adequação à PNRS. Dessa forma, busca-se alcançar a missão de levar a sustentabilidade financeira e desenvolvimento para o setor de reciclagem do Brasil.

Fonte: Blog Eureciclo

Para mais informações como essa, preencha o formulário abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado do plástico, com o melhor e mais completo portal da América Latina do setor.

Tag

Artigos relacionados