Super Finishing
NotíciasPlástico

Saiba algumas consequências da Primeira Revolução Industrial

Mudanças nas formas de produzir até crescimento das cidades foram afetados

A Primeira Revolução Industrial veio como mudança radical na forma de produção de mercadorias, a partir do uso de máquinas à vapor e transformações no sistema de trabalho da época, atingiu outros patamares na sociedade. Esta transformação foi um marco decisivo na história e trouxe consequências que são sentidas até os dias atuais.

As fábricas precisaram se adaptar as novidades e, com isso, aconteceu a diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadorias manufaturadas em máquinas, grandes empresas surgiram com a utilização em massa de trabalhadores assalariados e cresceu a produção de produtos em menos tempo.

A Indústria 1.0 também contribuiu para que a maior concentração de renda ficasse nas mãos dos donos das indústrias, os avanços chegaram aos sistemas de transporte à vapor, principalmente ferroviário e marítimo e, ainda, ocorreu o desenvolvimento de novas máquinas e tecnologias voltadas para a produção de bens de consumo.

O surgimento de sindicatos de trabalhadores com objetivo de defender os interesses da classe trabalhadora também se deu nesse período, aumentou o êxodo rural, motivado pela criação de empregos nas indústrias, o que consequentemente levou ao crescimento desordenado das cidades e assim, gerou os primeiros problemas de submoradias.

Outras consequências não tão positivas surgiram, como o aumento da poluição do ar, devido a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas, o aumento das doenças e acidentes de trabalhos por função das péssimas condições de trabalho e ainda, o uso da mão de obra infantil.

Junto com as consequências, inovações positivas surgiram nesta época. Acompanhe-nos para saber mais sobre as invenções surgidas na indústria 1.0.

Quer receber matérias segmentadas? Preencha o formulário abaixo e fique por dentro!

Tag

Artigos relacionados