Blob Web
NotíciasPlástico

Robôs colaborativos já são realidade em indústrias

Com capacidade para carregar 6kg, equipamentos da Pilz estão configurados para trabalhar em conjunto com humanos

As demandas da Indústria 4.0 passam principalmente pela modernização dos parques industriais, com a utilização de robôs por exemplo. Em alguns casos, a interação entre humanos e máquinas é inevitável.

Pensando nisso, a Pilz criou uma linha de robôs colaborativos, que incluem o braço robótico, módulo de programação e módulo de controle. “São recursos considerados diferenciais da nova linha, que conta com módulos que garantem uma operação segura entre homem e robô, e comissionamento rápido através do princípio plug-and-play”, conta Vinícius Terra Mariano, gerente comercial da empresa.

Desenvolvido para diferentes aplicações industriais, o braço robótico aguenta até 6kg de carga, e tem como funcionalidade principal aplicações em Pick & Place. “Nós somos muito ligados em segurança, por isso, criamos mecanismos que garantem a segurança do usuário, com scanners de presenças e outros itens”, comentou Mariano. Segundo o executivo, os equipamentos são certificados pela associação alemã de seguros de acidentes estatutários (DGUV), de acordo com a EN ISO 10218-1.

A Pilz participou da EXPOMAFE 2019 com soluções em automação industrial e relés de segurança. “Feiras desse porte são importantes para que os empresários vejam na prática as aplicações de equipamentos importantes, como o robô colaborativo. Muitas vezes é difícil entender sua aplicação, e isso acaba gerando confusão, por isso eventos assim são imprescindíveis”, completou Mariano.

Durante a feira, a Pilz apresentou soluções recém lançadas e que já se encontram à disposição do mercado. Entre elas estão os sistemas de portas de proteção seguros:  PSENslock, PSENmlock e PSENsgate, utilizados como proteção de dispositivos de barreiras físicas. Eles monitoram portas nas zonas de proteção, além de tampas e coberturas. “Nossos equipamentos estão alinhados a NR12, garantindo aos nossos clientes processos seguros e eficientes”, finalizou o executivo.

Tag

Artigos relacionados