Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Reciclagem de plástico com energia solar

Além de transformar o plástico e o vidro em objetos decorativos, bijuteria e até material de construção, a Ekonatura tem desenvolvido um papel importante na esfera social e ambiental

A Ekonatura, empresa localizada numa aldeia, em Cabo Verde, faz a reciclagem de vidro e plástico, com intuito de dar uma nova vida transformando em objetos decorativos, bijuterias e materiais para construção civil. Isso tudo usando a energia solar.

A princípio, o processo de economia circular se inicia com a reciclagem das garrafas nas casas, ruas e lojas da comunidade e arredores. 

Nesse sentido, até as empresas da zona fornecem diretamente os resíduos à Ekonatura. 

Leia mais:

Em seguida, os resíduos recicláveis chegam nas instalações da Ekonatura, localizada em São Francisco, a 10 km da Praia, se trituram para serem transformados.

Para se conseguir 4 kg de areia de vidro, são necessárias 24 garrafas de 33 cl. E para se ter 1 kg de plástico, usam-se 14 garrafas de 5 litros.

Além disso, as máquinas que se tritura os resíduos têm ainda a particularidade de se mover a energia solar.

Entre as peças criadas estão vasos com área de vidro e cimento branco para decoração, porta-copos com plásticos e pavês para construção civil.

Um trabalho de impacto positivo

reciclagem de vidro e plástico

O trabalho da Ekonatura tem um papel importante tanto a nível social como ambiental. 

Isso porque, além de dar trabalho a sete pessoas da aldeia, a reciclagem do plástico e do vidro ajuda a manter a zona mais limpa.

Outro fator positivo que a Ekonatura trouxe para a comunidade foi o incentivo à reciclagem. 

Sobretudo, a Ekonatura tem o apoio da Associação Comunitária de Desenvolvimento de São Francisco.

A empresa funciona como um protótipo que permite mostrar que a reciclagem em Cabo Verde pode funcionar, mesmo nas comunidades.

Foi criada em 2019, no âmbito do projeto Raiz Azul, financiado pela The Darwin Initiative, do Reino Unido, e implementado pela Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo (ECOCV), em parceria com a Universidade de Cabo Verde

Apenas no início de 2022, se tornou oficialmente uma empresa de reciclagem de vidros e plásticos.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo