braskem
NotíciasPerguntasPlástico

Quais são os produtos que utiliza PP?

O polímero termoplástico PP ou polipropileno, derivado do propeno ou propileno, que é um plástico reciclável. O polipropileno é produzido a partir de uma reação de adição do gás propileno ou propeno.

Ele é um tipo de plástico que pode ser moldado facilmente quando for submetido a temperaturas elevadas, e por isso é chamado de termoplástico, e por essa característica ele pode ser usado em diversas aplicações e utilidades.

O PP é uma resina de baixa densidade, com um baixo custo de produção e de venda, possuindo boa resistência química, ele é de fácil moldagem, e possui boa estabilidade térmica. Além de ser atóxico e ser resistente a flexão. 

O PP ainda possui um equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas, o que torna ele um material muito versátil e muito comercializado. É um termoplástico que possui peso especifico, ponto de fusão, rigidez dielétrica e resistência superficial. Ainda o PP possui resistência a raio solares, alguns ácidos, e algumas bases. A resistência dele é diretamente ligada a tempo, temperatura, e concentração dos produtos químicos que estão em contato com o termoplástico.

O polipropileno PP possui uma grande importância na fabricação de injeção de moldagem de materiais plásticos, onde o material é injetado em um molde.

Aplicações

O PP por ser muito versátil é utilizado nas indústrias e nos mais diversos segmentos, principalmente em embalagens flexíveis, sacos para grãos e fertilizantes.

Outros produtos que se encontra o PP, são cadeiras plásticas, brinquedos, copos plásticos, tampas de refrigerantes, seringas de injeção, tupperware, alguns eletrodomésticos, e autopeças.

Componentes

Os componentes do PP podem ser resinas, aditivos, cargas minerais e elastômeros, que serão utilizados pelos transformadores de peças.

Os tipos de PP variam de acordo com os aditivos, pigmentações, de acordo com a necessidade das aplicações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo