Segmento é surpreendente e apresenta sempre diversas novidades
O mercado do plástico evolui constantemente e com isso apresenta inovações, principalmente diante de tempos que a tecnologia avança cada vez mais. Em diversos segmentos da indústria, os processos de fabricação de produtos que utilizam a matéria-prima plástica têm sido renovados para atender as demandas do mercado.
O consumidor neste sentido tem papel fundamental, pois ele que apresenta para a indústria locais para aplicação do plástico, mesmo que indiretamente, assim como tem o direito de cobrar que a matéria-prima seja reciclada.
Quais são essas aplicações?
Empresas buscam diariamente reciclar e atuar a partir da sustentabilidade e com isso desenvolvem aplicações para o plástico. Em embalagens transparentes e sustentáveis tem sido aplicada uma resina plástica que proporciona mais brilho e melhor acabamento, que possibilita mais visibilidade ao produto exposto para o consumidor.
Além disso, o plástico verde é produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, que é uma matéria-prima renovável e traz custo-benefício tanto para o meio ambiente quanto para a economia.
Ainda no campo de embalagens, é possível utilizar um clarificante concentrado que oferece ao polipropileno (PP), altíssima transparência, e é ideal para recipientes onde o conteúdo precisa de proteção e estar à vista. Outra aplicação é com o nylon, que pode ser usado em embalagens flexíveis.
Na indústria automotiva, o mercado apresenta nova gama de produtos à base de poliftalamida (PP). Além disso, foi desenvolvido um filamento totalmente inovador e sustentável para impressoras 3D, que é feito a partir de resíduos plásticos coletados em cooperativas, ou seja, reciclados.
O plástico é uma tendência que cresce e modifica todos os ambientes, principalmente no que se refere ao consumo e inovações – eles podem ser aplicados desde a mobilidade urbana até o mercado de autopeças plásticas.