Plastico Brasil
Feiras / EventosNotíciasPlástico

Purcom e CPA lançaram o PUGreen® na Feiplar

Resina de poliuretano vegetal para compósitos é sustentável, leve, resistente e garante ótimo acabamento

Uma resina de poliuretano vegetal, cujas características atendem as principais demandas do setor de compósitos (um tipo de plástico de alta performance), a exemplo de leveza, resistência, qualidade do acabamento e sustentabilidade. Este é o cartão de visitas do PUGreen®, produto que foi apresentado ao mercado pela CPA e Purcom durante a Feiplar Composites & Feipur 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo Giuseppe Santanchè, diretor comercial da Purcom, em entrevista exclusiva para o portal Plástico Virtual, relatou que, junto ao seu sócio, o diretor de marketing Moa Palmeira, somam mais de 30 anos de experiência no mercado de poliuretano. Sobre o lançamento PUGreen®, Santanchè relatou que “é uma resina de poliuretano para o mercado de plástico reforçado, de materiais compostos, voltado para laminação em todas as tecnologias, entre elas, laminação descontínua e RTM.”

A formulação do PUGreen®, detalha Paulo Macaúbas, responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios e produtos da CPA, baseia-se numa blenda de diversos óleos vegetais. “É uma resina derivada de fontes renováveis, com conteúdo de 90% a 100% de sólidos e emissão zero de voláteis, o que transforma num produto singular no Brasil, quando o assunto é poliuretano vegetal. Assim, além de ser ambientalmente amigável e não poluir a atmosfera, o PUGreen® é inodoro, o que melhora a condição de trabalho do aplicador”, explica.

Em paralelo ao apelo ecológico, o PUGreen® oferece outros benefícios quando comparado às resinas usadas para moldar compósitos. Entre eles, o maior alongamento típico do poliuretano e os superiores índices de resistência à abrasão, somados ao bom balanço de propriedades de tração e impacto. Destaque também para o baixo pico exotérmico, que resulta em contração praticamente nula e, portanto, melhor acabamento superficial. “Outro diferencial é a diminuição de peso, que fica entre 6 e 12%, a depender do tipo de peça. Essa característica atende à crescente tendência da indústria de compósitos pela busca por leveza”.

Além do PUGreen®, a Purcom também lançou o PUMax®. Segundo Santanchè, “é um poliuretano termoisolante, com o objetivo de substituir o EPS, no mercado de construção civil de alta performance. Ele é eficiente como poliuretano e mais competitivo que o Isopor®, pois atende normas de fogo, que o segundo não atende”.

União de competências

Na ativa desde 2006 e especializada na fabricação de resinas vegetais para revestimentos de pisos industriais, a CPA investe ao longo dos últimos anos no desenvolvimento de produtos – além de resinas, adesivos estruturais e selantes – para o mercado de compósitos. Esse movimento resultou na criação do PUGreen® e na aliança com a Purcom, maior casa de sistemas independente da América Latina e que há mais de 15 anos abastece os moldadores de compósitos.

“Desenvolvemos poliois de fontes renováveis desde a nossa fundação, mas basicamente para a produção de espumas, e não de resinas. Agora, por meio da parceria com a CPA, incluímos em nosso portfólio resinas de PU vegetais para os mais diversos processos de transformação de compósitos. Em linhas gerais, o PUGreen® é um produto com tecnologia CPA e expertise Purcom”, observa Santachè.

A Purcom é a responsável pela fabricação da novidade, em conjunto com a CPA – a comercialização, por sua vez, fica por conta exclusiva da casa de sistemas. No seu estande na Feiplar, assim como no da CPA, os visitantes conferiram amostras do QuickFloor, primeiro produto moldado com PUGreen®.

Criado pela G12 Innovation e produzido pela Compósitos AJB, o QuickFloor é um revestimento de piso modular e industrializado, ideal para as áreas molhadas das edificações, como banheiro, cozinha e lavanderia. Trata-se de uma solução prática, limpa e sustentável, que contribui com a impermeabilização da área, pois as placas fabricadas com PUGreen® são impermeáveis e moldadas em uma única peça. “Nosso próximo passo será atender o mercado de transporte, com foco em ônibus e caminhões, além de um projeto na indústria naval”, conclui Santachè.

Para outras informações, acesse http://www.purcom.com.br/

Fique por dentro de tudo que acontece no mercado do plástico com o maior e mais completo portal do segmento. Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado.

Tag

Artigos relacionados