Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Programa de capacitação de mulheres trans

Iniciativa realizada pela BASF, LinkedIn, Natura e Visa apoia desenvolvimento e amplia oportunidades

A moda como forma de expressão e desenvolvimento financeiro foram alguns dos temas preferidos das mulheres trans e travestis que participaram do programa de capacitação de mulheres transSOMASomos Mais fortes em conjunto”, promovido em colaboração pelas empresas BASF, LinkedIn, Natura e Visa.

Realizado durante o segundo semestre de 2021, a iniciativa ofereceu mais de 54 atividades, com treinamentos, consultorias e mentorias, com o objetivo de educar financeiramente e preparar para o mercado de trabalho as mais de 30 mulheres travestis e transexuais que vivem no Centro de Acolhida Especial Casa Florescer, em São Paulo (SP).

Elas participaram de dinâmicas – a maioria virtuais, e receberam conteúdo com o objetivo de impactar a construção de identidade de cada uma e prepará-las para a vida profissional. 

Dentre as participantes, 76% concluíram o treinamento, segundo a ChatClass, edtech responsável pelo aplicativo que viabilizou a entrega do conteúdo de acordo com o tempo e individualidade de cada pessoa.

A participação das empresas no programa de capacitação para mulheres trans

Para ampliar o engajamento, foram doados pela BASF smartphones às participantes que não dispunham do aparelho, uma vez que a ferramenta de ensino funciona por meio do WhatsApp. 

A Visa também ofereceu um cartão pré-pago com o nome social de cada participante. Além disso, o cartão possui saldo proporcional à pontuação acumulada individualmente ao longo da jornada. Para, dessa forma, estimular o aprendizado e promover as lições de educação financeira obtidas durante o projeto.

As empresas decidiram apoiar a população trans e travesti por ser o grupo mais afetado pela violência e preconceito relacionados à identidade de gênero.

A importância do Programa de capacitação de mulheres trans na vida das participantes

A população trans tem expectativa de vida de 35 anos no Brasil, sendo que 90% vivem na informalidade ou marginalidade.

Alberto Silva, idealizador e coordenador da Casa Florescer cometa “É fato que lidar com ferramentas corporativas, nunca vivenciadas, gerou um impacto na vida das pessoas que participaram da capacitação SOMA e favoreceu muito o resultado quando a equipe conseguiu trazer a metodologia para uma linguagem próxima da realidade delas. A resposta vem acontecendo naturalmente no dia a dia de cada uma e entendendo que cada pessoa tem seu tempo, o conhecimento continua sendo disseminado e utilizado, até sob uma nova ótica”.

Rihanna Borges Barbalho, uma das participantes do projeto, afirma “Para mim foi maravilhoso, de extrema importância, muito lindo todo o suporte que o SOMA tem nos dado. Foi uma experiência grandiosa, empresas importantes, levando conhecimento, ensinando a usar ferramentas para sabermos como vender nosso próprio peixe”.

Rihanna ainda diz que tem muita gratidão e torce para que esta ação não termine, que ela venha a agregar ainda mais em conhecimento e oportunidades. “Existem muitas mulheres trans e travestis que não tiveram acesso à educação, mas com toda a ajuda e apoio do pessoal do SOMA, elas foram aderindo e fomos nos ajudando umas às outras. Tenho muito a agradecer por esta abertura de conhecimento, pela conexão, valorização pessoal e por voltar a refletir que nós também fazemos parte da sociedade e do mercado de trabalho”.

O apoio psicológico com as participantes do programa de capacitação 

programa de capacitação de mulheres trans

Além do Programa de capacitação de mulheres trans: SOMA, contribuir para a visibilidade das mulheres trans e travestis ao orientá-las para o mercado de trabalho, o apoio psicológico foi considerado outro fator importante.

A participante Aliciah Kalloch conta “Além de toda bagagem de conhecimento e estratégias, o curso nos dá uma mentoria emocional. Por exemplo, mesmo após a conclusão, tenho contato com pessoas de diferentes empresas que me dão dicas e até motivação, que, infelizmente, muitas vezes falta”.

Portanto, a busca contínua pela melhoria, o senso de comunidade e o trabalho em equipe foram as principais expectativas sinalizadas pelas participantes em relação às características profissionais. 

Como resultado, no final do processo, 14 currículos foram coletados para contribuir na busca por um novo trabalho. 

O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, ofereceu uma oficina de mentoria para construção do perfil na rede e boas práticas para a busca de novas oportunidades.

A identidade visual do programa foi criada pela artista gráfica Camila Gondo. Ela trouxe a transformação da natureza em harmonia com as cores da bandeira trans (azul, branco e rosa). 

O Programa de capacitação de mulheres trans contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, bem como:

  • (5) Igualdade de gênero;
  • (8) Trabalho decente e crescimento econômico;
  • (10) Redução das desigualdades.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Ou seja, combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. 

Mais de 110.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso dos clientes em todos os setores e em quase todos os países do mundo. 

Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. 

A BASF gerou vendas de € 59 bilhões em 2020. Além disso, as ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. 

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Afinal, estamos presentes em mais de 200 países e contamos com quase 800 milhões de usuários, sendo deles mais de 53 milhões de brasileiros. 

Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam e vendem. 

Por isso, nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.

Sobre a Visa Inc.

Visa Inc. é a empresa líder em pagamentos digitais no mundo. Nossa missão é conectar o mundo por meio do que há de mais inovador, confiável e seguro em meios de pagamentos. Dessa forma, permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. 

Em suma, nossa avançada rede de processamento global, a VisaNet, oferece pagamentos seguros e confiáveis em todo o mundo. Além disso, é capaz de processar mais de 65.000 transações por segundo. 

O foco implacável da empresa em inovação é um catalisador para o rápido crescimento do comércio conectado em qualquer dispositivo e uma força motriz por trás do sonho de um futuro sem dinheiro em papel para todos, em todos os lugares. 

À medida que o mundo passa do analógico para o digital, a Visa insere sua marca, produtos, pessoas, rede e escala para remodelar o futuro do comércio. 

Leia também Carroceria de caminhão sustentável pela PepsiCo.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. 

Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. 

A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014. Portanto, isso reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. 

Além disso, é a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, pela organização de proteção animal Cruelty Free International. Isso atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. 

Os produtos da marca podem ser adquiridos com consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, bem como nas lojas ou franquias “Aqui tem Natura”. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo