Super Finishing
Feiras e EventosNotíciasPlásticoSustentabilidade

Programa busca engajar empreendedores para soluções sustentáveis no mercado

Plataforma Braskem Labs busca criar conexão entre startups e empresa incentivando soluções sustentáveis

Buscando soluções de impacto socioambiental , a Braskem desenvolveu o Braskem Labs, que incentiva a inovação e a sustentabilidade no ecossistema empreendedor, que permite soluções sustentáveis que contribuem para todos. O programa é uma plataforma para empreendedores que buscam o sucesso de seus negócios transformando o mundo.

Com três programas específicos e focados em negócios com diferentes estágios para incentivar o sistema, o Braskem Labs se divide em:

Braskem Labs Ignition, um programa de pré-aceleração feito em parceria com o Quintessa para startups que estão em fase de validação. O Braskem Labs Scale, também feito em parceria com o Quintessa, acelera empresas em fase de tração e escala com soluções que contenham química ou plástico e impactem positivamente a sociedade. E o Braskem Labs Challenge, busca conhecer startups que oferecem soluções para resolver desafios reais em diversas áreas de Braskem.

O Braskem Labs surgiu em 2015, para fomentar ideias transformadoras que envolvessem os temas da química e do plástico, que visa engajar empreendedores no desenvolvimento de soluções socioambientais inovadoras. “Pioneira na indústria química e petroquímica brasileira, a Braskem reforçou a importância do setor de transformação e reciclagem do plástico. Nosso objetivo sempre foi incentivar a inovação feita por empreendedores, acelerando boas ideias. Com o Braskem Labs engajamos públicos estratégicos, como universitários e empresários, a pensarem como o plástico pode contribuir para atender grandes demandas socioambientais, como acesso à água potável, moradia e alimentação”, explicou Marina Muniz Rossi, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

Ainda segundo Marina, “a plataforma possui dois programas vigentes atualmente. O Braskem Labs Scale, lançado em 2015, já acelerou mais de 63 empresas, e conta com o foco para soluções já validadas e disponíveis para o mercado. Já o Braskem Labs Ignition, teve sua primeira edição em 2019, e já acelerou 10 empresas, buscando ideias para transformação de impacto e a cada ano temos novos participantes, novas ideias e conceitos. Para o ano de 2020 estamos definindo o formato do programa”.

Buscando envolver praticamente todos os departamentos com o programa, a Braskem conta com executivos auxiliando como especialistas na seleção e mentores na aceleração e a cada edição, diferentes departamentos se envolverem, relacionado aos assuntos. “A Braskem já teve mais de 100 líderes ou integrantes acionados até hoje. Nestes cinco anos de Braskem Labs Scale, 12% das empresas que participaram fizeram negócios com a Braskem e 28% das empresas tornaram-se parceiras”, destaca Marina.

A Braskem acredito no potencial que a contribuição para o desenvolvimento de novos negócios tem para a inovação do setor, beneficiando a todos, como sociedade, por meio de soluções sustentáveis.

Um dos pré-requisitos para a participação do programa é a geração de impacto socioambiental relevante por meio da química ou do plástico, que contribua positivamente com a sociedade nas mais diversas áreas, como agronegócio, reciclagem, saúde, mobilidade, alimentação, água, saneamento e energia, com o objetivo de fomentar inovação á cadeia produtiva. “E nesse contexto, as startups aceleradas possuem maior foco em sustentabilidade”, afirma.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo