Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Processo químico pode tornar a indústria de plásticos e borrachas sustentável

O plástico e a borracha sintética, que são usados na fabricação de pneus, brinquedos, e muitos outros produtos, são produzidos a partir do butadieno, uma molécula fabricada a partir do petróleo ou do gás natural. Esses materiais poderão ficar mais verdes com um processo de três etapas que começa a partir de açúcares derivados da biomassa.

Uma equipe das universidades de Delaware, Minnesota e Massachusetts, inventou um processo para transformar o butadieno em um processo fabricado por fontes renováveis, como folha a madeira de árvores, folhas de gramíneas ou de milho.

“Nossa equipe combinou um catalisador que descobrimos recentemente com uma química nova e empolgante para descobrir o primeiro método de alto rendimento e baixo custo para fabricação de butadieno. Esta pesquisa poderá transformar as bilionárias indústrias de plásticos e borracha,” disse o professor Dionisios Vlachos.

Essa química do Butadieno verde desenvolvida pela equipe é um processo de três etapas, que começa a partir de açúcares derivados da biomassa. No início, os açúcares são convertidos em um composto em forme de anel chamado furfural. Em seguida, o furfural é processado para outro composto em anel chamado tetrahidrofurano (THF).

Já na terceira etapa do processo a equipe inovou usando um novo catalisador chamado “zeólita de fósforo e sílica”, o THF é convertido para butadieno com alto rendimento.

O butadieno é o principal componente químico em diversos materiais. Quando esta molécula de quatro carbonos sofre uma reação química para formar cadeiras longas, chamadas polímeros, forma-se a borracha de estireno-butadieno, que é usada para fazer pneus. Quando é misturada para formar a borracha de butadieno nitrílico, ela se torna o componente principal de mangueiras e luvas de borracha, por exemplo.

A equipe chamou a nova reação seletiva de “desidra-deciclização”, para representar sua capacidade de, ao mesmo tempo, remover água e abrir os compostos em formato de anel do THF.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo