braskem
Feiras / EventosNotícias

Primeira feira setorial do ano atenderá indústrias que buscam investir na modernização de suas plantas

Plástico Brasil proporcionará ambiente favorável para negócios e reunirá mais de 600 marcas

Pesquisa divulgada pela consultoria Deloitte em novembro revelou que 97% dos empresários brasileiros pretendem fazer algum investimento em 2019. Destes, 30% querem substituir e/ou adquirir novas máquinas e equipamentos, e 13% pretende ampliar o parque fabril.

Mostra, também, que 46% deles têm expectativa de aumentar os investimentos em equipamentos e 42%, em mantê-los no mesmo patamar de 2018 (foram entrevistados representantes de 826 organizações de 32 segmentos econômicos que, juntos, tiveram receita de R$ 2,8 trilhões, ou 43% do PIB nacional).

Este cenário confirma o posicionamento da Plástico Brasil 2019 – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, que ocorre de 25 a 29 de março, no São Paulo Expo, como a principal oportunidade de negócios do ano para os transformadores e fabricantes que precisam ampliar ou modernizar suas plantas fabris a fim de ganhar competitividade para atender o aumento da demanda que se anuncia.

Primeira feira do ano da indústria do plástico e da borracha, a Plástico Brasil cobre a cadeia completa do setor e será realizada no melhor momento, o primeiro trimestre, para os empresários colocarem em prática seus planos de investimento.

Num ambiente propício para realização de negócios, mais de 600 marcas nacionais e internacionais – de países como Alemanha, Argentina, Áustria, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, México, Portugal, Turquia e Suíça – vão apresentar em primeira mão ao mercado brasileiro as mais modernas soluções em máquinas, equipamentos e acessórios, matérias-primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial e robótica, periféricos, entre outros produtos, serviços e soluções.

Setores

Setores que utilizam o plástico e a borracha de forma intensiva em seus processos e produtos vêm reagindo à retomada da economia e estão em linha com a expectativa positiva apontada na pesquisa da Deloitte.

O caso da indústria automobilística é o mais emblemático. O crescimento de 45% na produção de carros entre 2018 e 2022, previsto pela Anfavea em 2018, provavelmente será revisto tendo em vista a assinatura do decreto que regulamenta o programa automobilístico Rota 2030, em novembro.

Entre outros benefícios que aumentam a segurança do setor para fazer investimentos e gerar empregos, o Rota 2030 cria um incentivo fiscal de até R$ 2,1 bilhões por ano para que as montadoras invistam em tecnologia e desenvolvimento de produtos no País. Também reduz em até 3% o IPI de carros Flex e até 2% o dos demais veículos, em caso de cumprimento da melhoria de eficiência dos automóveis em 11%, estabelecida pela nova política. As montadoras, por sua vez, deverão investir R$ 5 bilhões ao ano em pesquisas e desenvolvimento.

Outras indústrias caminham na mesma direção: eletrônicos e bens duráveis têm expectativa de aumentar a produção em 7% neste ano (fonte: Abinee); a de cosméticos prevê crescer 7,5% (fonte: Abihpec); a farmacêutica, entre 6,9% e 9,3% (fonte: Sindusfarma); e a de alimentos e bebidas, em torno de 3% (fonte: Abia).

“Confiamos que estas previsões otimistas irão se concretizar a partir de 2019 e entendemos a necessidade que a indústria terá de se preparar para o novo ciclo de desenvolvimento econômico. Estamos organizando a Plástico Brasil para que ela possa atender a esta necessidade em todas as pontas da cadeia, da matéria-prima à robótica, com os melhores produtos ofertados pelos melhores fornecedores do Brasil e do mundo”, reforça Liliane Bortoluci, diretora da Informa Exhibitions.

Para esta edição, são esperados 45 mil visitantes profissionais do Brasil e de outros 30 países. Junto às inovações apresentadas pelos expositores nos estandes, os visitantes terão acesso a uma programação técnica com cerca de 80 horas de seminários, palestras e workshops, a maioria deles gratuita.

Ao lado dos negócios, conhecimento e relacionamento, a Sustentabilidade é um dos pilares da Plástico Brasil 2019. A feira vai destacar uma série de ações que vão não só colaborar com a preservação do meio ambiente, como também inspirar os transformadores e demais visitantes profissionais a replicarem tecnologias ambientalmente corretas em seus negócios.

REALIZAÇÃO

ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

ABIQUIM – A Associação Brasileira da Indústria Química é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.

Fonte: Liliane Bortoluci – Plástico Brasil

Receba conteúdo segmentado do setor do plástico: preencha o nosso formulário abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo