Plataforma visa criar conexão entre startups e empresa; com três programas, soluções atendem boa parte da cadeia
Estão abertas, até 21 de abril, as inscrições para o Braskem Labs, plataforma de aceleração e conexão com startups da Braskem, que busca alavancar negócios que causem impacto positivo na sociedade, e reúne os programas Scale, Challenge e Ignition. Os interessados em participar de alguma das três das iniciativas devem se inscrever pelo site www.braskemlabs.com.br.
Lançado em 2015, o Braskem Labs Scale tem como foco soluções já validadas e disponíveis para o mercado. Há também a possibilidade de inscrição para a categoria especial, que abre espaço para iniciativas que contribuam com a redução da perda de alimentos.
O programa já acelerou mais de 50 empresas, sendo que 40% delas receberam investimentos após passarem pelas mentorias. Além disso, sua taxa de mortalidade é de apenas 6%, abaixo da média do mercado.
Em sua terceira edição, o Braskem Labs Challenge lança desafios internos da companhia para serem solucionados por startups, com a possibilidade de se tornarem fornecedores ou parceiros da empresa. Já o Braskem Labs Ignition busca boas ideias ou startups em fase de validação de seu modelo de negócio para transformá-las em empreendimentos de impacto. No site da plataforma o empreendedor poderá escolher o programa com maior aderência ao seu perfil.
Luiz Gustavo Ortega, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e líder do Braskem Labs, explica que os programas Ignition e Scale contam com o apoio da aceleradora Quintessa, que tem como foco a contribuição com startups que tenham impactos social e ambiental positivos. “O Quintessa nos atraiu justamente pelo direcionamento em atuar com preocupações sociais e ambientais, algo que é bastante aderente à atuação da Braskem”, explica Ortega.
Ambos os programas oferecem mentorias, porém para empresas em diferentes estágios. “Acreditamos no potencial que a contribuição para o desenvolvimento de novos negócios tem para a inovação do setor, beneficiando a todos nós, como sociedade, por meio de soluções disruptivas e sustentáveis. Além disso, ganhamos muito por meio da troca de experiências com os empreendedores”, afirma. Ainda de acordo com o executivo, mais de 40% das empresas que participaram do programa fizeram algum tipo de negócio com a Braskem.
Entre os critérios gerais para seleção estão o grau de inovação das soluções apresentadas, potencial de mercado, perfil do empreendedor e da equipe envolvida, modelo de negócio e impacto socioambiental. É importante que os empreendedores tenham idade acima de 18 anos, sede em qualquer cidade do Brasil e disponibilidade para presença nos encontros realizados na cidade de São Paulo. Mais detalhes podem ser obtidos no site www.braskemlabs.com.br.
Via Assessoria de Imprensa