Casa / Notícias / Plastipak ganha Prêmio ABRE e World Packaging em parceria com empresa Hélios

Plastipak ganha Prêmio ABRE e World Packaging em parceria com empresa Hélios

Juntas produziram uma garrafa de água que reduz 200 toneladas no consumo de plástico e demanda menos combustível durante o transporte

Quando o assunto é sustentabilidade é inevitável que as inovações no ramo de embalagens fazem toda a diferença para o meio ambiente. Ao pensar nisso, a Plastipak Packaging do Brasil, que é referência internacional em qualidade e tendências no setor do plástico, em parceria com a Hélios, uma empresa de água mineral que tem sede na zona da Mata em Minas Gerais, desenvolveu uma garrafa de água mais leve, com menor demanda de consumo de matéria-prima para sua fabricação.

Essa novidade, que reduz em até 200 toneladas anuais o consumo de plástico, garantiu o Prêmio ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) e World Packaging Organization Award para a dupla, uma certificação internacional renomada da categoria.

O corte no uso de matéria-prima para produção da embalagem corresponde a mais de dois milhões de garrafas de água de 500ml. Se essa quantidade de garrafas fosse colocada lado a lado, formariam uma linha de 420km, mais do que a distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Evandro Pereira, diretor geral da Plastipak Packaging do Brasil, afirma que “a otimização da geometria da garrafa e da preforma foram pensadas integradamente para atingir esse peso mais leve. Durante todo o processo, demos apoio técnico tanto na parte estrutural como no desenho do frasco, que é fundamental para o bom desempenho e resistência deste formato”.

A preforma escolhida para a garrafa ser mais leve foi de 9,7g contra os 4,2g a mais da anterior para chegar ao resultado mais sustentável possível – além da economia conseguida com essa redução e a diminuição de combustível durante o transporte, outra grande vantagem é a facilidade de abertura, com apenas meia volta é possível abrir e fechar a embalagem, o que traz mais conveniência para o consumidor.

O impulso para se pensar em soluções como essa é a preocupação do consumidor com a qualidade de vida, saúde e bem-estar. “A embalagem é parte integrante da cadeia produtiva dos alimentos, por isso, a Plastipak preza por minimizar os impactos ambientais e cuidar do mundo que as futuras gerações habitarão”, explica Pereira.

Esse cenário confirma a influência que o consumidor exerce sobre esse setor – as necessidades e hábitos humanos mudam rapidamente e as indústrias do segmento devem estar atentas e acompanhar estas mudanças. Fatores como design, praticidade, preservação e segurança alimentar são decisivos na hora da compra, pois o consumidor está cada vez mais informado sobre toda a procedência do item, desde a produção até a chegada em suas mãos.

É necessário pensar na conveniência durante todo o processo e, por isso, Pereira destaca que “a Plastipak Packaging do Brasil trabalha para atender a cadeia de valor como um todo, desde os seus fornecedores até o consumidor final, em parceria com seus clientes. Estar mais perto desse público e do mercado possibilita investir em tecnologias e inovações que atenderão e superarão suas expectativas”.

Além disso, verifique

Saiba quais são os principais direitos do consumidor

Seguir o Código de Defesa do Consumidor é a base para atuar no mercado O …