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Plastipak desenvolve embalagem com 35% menos plástico em parceria com a Puríssima Água Mineral

Chamada Super-Lightweight, a garrafa reduz o consumo de matéria-prima em 110 toneladas por ano

A Plastipak é referência em qualidade e tendências no setor de embalagens e, ao identificar os novos hábitos de consumo da população, assim como o crescimento da preocupação com relação à preservação da natureza, em parceria com a Puríssima Água Mineral e Natural, desenvolveu uma embalagem ecologicamente correta.

Com 9,7 gramas, a Garrafa Super-Lightweight tem redução de 35% de plástico quando comparada com o recipiente anterior da empresa, que tem 14,8 gramas. Além disso, a tampa da nova garrafa pesa apenas um grama e aponta uma diminuição de 56% com relação à antiga. Essas mudanças foram feitas na garrafa de 497 ml sem gás da empresa mato-grossense e são totalmente significativas, pois impedem o descarte de mais de 110 toneladas de matéria-prima por ano.

A sustentabilidade está presente em todo o processo da embalagem pois, ao reduzir o uso da matéria-prima, o custo para o transporte, assim como o armazenamento da Super-Lightweight diminuem. Essa solução foi pensada com o objetivo de desenvolver uma embalagem mais leve e que contribuísse com o meio ambiente, principalmente nos dias atuais, em que inúmeras ações são feitas voltadas ao desenvolvimento do setor do plástico, pensando na conservação da natureza.

É importante citar que, apesar de ter diminuído a quantidade de plástico presente na embalagem, a resistência da mesma não foi afetada. A área de desenvolvimento e técnica da Plastipak criou um novo design que manteve a boa estrutura e conservou o mesmo volume da garrafa anterior. Para que isso ocorresse, a empresa desenvolveu um formato inovador e que gera maior destaque nos pontos de venda e que, por consequência, contribuirá para o aumento das vendas do produto.

Evandro Pereira, diretor geral da empresa no Brasil, afirma que “A Plastipak, por ter uma fábrica de água no grupo, tem muita experiência com esse tipo de embalagem ultraleve e trouxe todo esse know-how para o mercado Brasileiro”, e que “Em relação a Puríssima, foi possível alinhar todos esses pontos com a estratégia da marca (ECO) e nosso cliente foi o pioneiro a utilizar essa solução na região Centro-Oeste”.

O gerente comercial e sócio da Puríssima Água Mineral e Natural, Filipe Franzner, afirma que a preocupação com o meio ambiente não vai se resumir apenas a garrafa de 497 ml, e que o objetivo da parceria é implantar essa nova tecnologia em todas as embalagens possíveis. Ele explica que a empresa tem um projeto de recolher as embalagens pets descartadas junto com a população, que será lançado em breve. “Com esse projeto vamos reduzir ainda mais a quantidade de PET descartada no meio ambiente”, afirma.

O mercado brasileiro de embalagens movimentou um montante considerável em 2016, cerca de R$ 60,6 bilhões sendo que, 40% são oriundos de embalagens plásticas e, esse valor representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional, de acordo a FGV/ABRE. Além disso, o segmento gera 216 mil postos de trabalho e, segundo POPAI Brasil, pelo menos 80% dos produtos expostos nos pontos de venda utilizam exclusivamente a embalagem como forma de divulgação.

A Plastipak contribui imensamente para o mercado do plástico ao produzir mais de 40 bilhões de embalagens por ano, deter de mais de 1000 patentes ao redor mundo, ao atender 137 indústrias e 225 marcas no Brasil. A empresa tem soluções em diversas categorias como alimentos, bebidas, produtos de limpeza e cuidados pessoais, além de oferecer diversas gramaturas de preformas para atender embalagens que vão desde 50 ml até 20 litros.

A empresa ganhou prêmios importantes para o segmento, como o Prêmio ABRE 2016, devido ao desenvolvimento de garrafa de lácteos para Jussara Jump e pelo desenvolvimento do Pote de Maionese Heinz, que foi vencedor do Prêmio WPO de embalagem.

 

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