Casa / Notícias / Plástico pode promover sustentabilidade na construção civil

Plástico pode promover sustentabilidade na construção civil

Plástico tem potencial para ampliar o conceito de sustentabilidade desde que usado da forma correta e atrelado a campanhas sociais e de reciclagem

 

Leves, resistentes, versáteis e presentes em quase todos os nichos e segmentos da indústria; inseridos na vida cotidiana dos brasileiros e de diversas pessoas espalhadas pelo Mundo, os produtos plásticos são aliados que contribuem para o desenvolvimento tecnológico, ambiental e social, realçando o conceito de sustentabilidade.

Mas no que realmente a indústria plástica beneficia ou facilita o cotidiano das pessoas?

Na construção civil, por exemplo, a versatilidade, leveza, resistência, moldabilidade, flexibilidade do plástico, tornam as construções mais eficientes no consumo de energia e também mais leves, acessíveis, duráveis, seguras e ambientalmente corretas e sustentáveis.

Algumas soluções são o sistema construtivo concreto PVC com o qual é possível erguer uma casa com acabamento completo em até uma semana reduzindo as perdas com entulho e menor consumo de água e energia na obra; o sistema Bubble deck que utiliza esferas plásticas com o objetivo de reduzir o peso das lajes ocupando o espaço do concreto quando não há função estrutural proporcionando maior agilidade, menor custo e impacto ambiental.

 

Outros exemplos de sustentabilidade

Um exemplo deste potencial do plástico para ampliar o conceito de sustentabilidade, é o fato de que usar duas vezes um copo plástico e descarta-lo, gasta 500 vezes menos água, do que utilizar copos retornáveis. Além disso, o próprio copinho plástico é totalmente reciclável.

Por esses e outros motivos que a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) possui diversos programas que incentivam as práticas ambientais, tendo como destaque recomendação de não utilizar aditivos pró-degradantes nos materiais plásticos, além de ações educativas como a Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-Consumo, lançada em abril, dentre outras, que demostram a preocupação da Entidade com a sustentabilidade dos plásticos. 

Pense verde, recicle!

Além disso, verifique

Braskem desenvolve embalagem que detecta alimento impróprio para consumo

Quando passa do ponto, caixa muda de cor para sinalizar Ao analisar o mercado, a …