mc components muck maq
NotíciasPlástico pelo mundo

[Plástico pelo Mundo]: Veja o que rolou essa semana

Acompanhe o que aconteceu essa semana no mundo do plástico

Bagaço de cana pode substituir petróleo na fabricação de plásticos

Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveu um composto que pode substituir o plástico tradicional, derivado de cana. A pesquisa é do professor do Instituto de Química de São Carlos, Antonio Burtoloso.

O professor explicou, “a gente construiu uma molécula interessante, que é um poliol, que são muito utilizados para fazer alguns tipos de plásticos”.

A substância é semelhante á usada para elaborar plásticos como os usados em painel de carro ou alguns tipos de espuma dura, segundo o professor.

Papa Pet é instalado na orla de Maceió para coletar garrafas de plástico

Uma iniciativa voltada para a preservação do meio ambiente instalou na orla da Ponta Verde, uma espécie de coletor em forma de peixe, com o objetivo de recolher garrafas e produtos plásticos. O “Papa Pet”, como é chamado o equipamento, possui capacidade para até 4 mil garrafas e possui como objetivo chamar a atenção para o descarte irregular de lixo.

O projeto é do movimento Pró-Ativo, que pesquisou em outras cidades, estados e até fora do Brasil, iniciativas para usar como inspiração para coletar as garrafas.

Portugueses reciclaram apenas 12% do plástico produzido

Em 2018, os portugueses produziram 600 mil toneladas de plástico, mas reciclaram apenas 72 mil toneladas, ou seja, 13% do plástico produzido. Susana Fonseca, membro da direção da Associação Ambientalista Zero, fala de “um problema grave” que necessita de ação imediata.

A associação Zero defende o sistema pay as you throw, para quem diariamente separa os resíduos. O sistema determina que, em vez da taxa do lixo ser paga com base no consumo de água, passe a ser cobrada em função da quantidade de resíduos indiferenciados produzidos.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar