Braskem
NotíciasPlástico

[Plástico pelo mundo]: veja as novidades da semana

Fique por dentro das novidades que acontecem pelo mundo do plástico

Reciclagem e sustentabilidade é tema abordado em Escolas Municipais da DRE Pirituba – Jaraguá

A Plastividade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo realizou no último dia 21 o Projeto educação Ambiental e Reciclagem dos Plásticos nos Centros de Educação Unificada.

A ação promoveu atividades mostrando a sustentabilidade dos plásticos com o encontro “Papo Reto”. O evento aconteceu no Centro de Educação Unificada (CEU) Perus, para tratar de temas como comunicação, Direitos Humanos, propostas e perspectivas da DRE. Os mais de 600 alunos tiveram a oportunidade de vivenciar experiências de reutilização de plásticos, verificar o resultado da reciclagem desses produtos e conhecer mais sobre as vantagens e benefícios que as ações responsáveis trazem às pessoas, à economia e ao meio ambiente.

Como estimular as crianças a separar resíduos sólidos

Dia 22 de novembro é o dia do reciclador, e com isso a Estação Plástico Transforma convidou crianças a participar e conhecer o trabalho de cooperativas de recicladores. A Estação Plástico Transforma acontece no dia 22 de novembro, inserida no parque temático KidZania, localizado em São Paulo, com o principal objetivo de proporcionar experiência lúdica em torno do processo de reciclar.

Economia Circular em debate

A Unilever Brasil, participa do “Seminário Gestão de Resíduos Sólidos”, uma realização da Fundação Vanzolini, POLI-USP e CREA-SP, no dia 26 de novembro, das 8h00 às 16h30, na Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, especialistas, professores e representantes do setor público e privado debaterão a problemática dos resíduos sólidos e apontarão possíveis soluções.

O desenvolvimento de uma economia circular é prioritário para a companhia, que está comprometida a, até 2025, ter 100% de suas embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis.

Plástico do oceano é usado para fazer discos de vinil

A cervejaria Sharps, está junto aos empreiteiros marítimos Keynvor e ao fabricante de vinil Tangible Formats em um novo projeto, onde produziram um disco de vinil de 10 polegadas a partir do lixo plástico retirado do mar. O produto das vendas físicas, foram direcionados à Surfers Against Sewage, uma organização dedicada a ajudar a limpar mares e praias no Reino Unido e, ao mesmo tempo, conscientizar a todos sobre o impacto da poluição e suas principais causas.

Estudantes criam projeto para combater o plástico

Os jovens de Mossoró, no Rio Grande do Norte, criaram um projeto sustentável para combater os plásticos no oceano, que geram um enorme impacto no meio ambiente. Para isto, criaram um canudo à base de mandioca, inspirados por Yuval Harari. Os jovens de Mossoró são finalistas da Olimpíada Nacional do Futuro, com este projeto que visa a sustentabilidade.

Plástico reciclado já é tendências para os carros do futuro

O produto desenvolvido pelo mercado europeu, está sendo testado no Jaguar Land Rover e promete praticidade no design, além de redução de poluentes e eficiência energética. Os materiais atendem aos mais elevados requisitos termomecânicos e de resistência química, possuindo facilidade de moldagem.

O desenvolvimento de plástico para o uso em veículos beneficia a indústria, desde o custo das peças, até a entrega de automóveis mais sofisticados, além de economia de combustível e redução de emissões de gases.

Tecnologia utiliza bolhas para combater plástico na água

Segundo os criadores, a barreira não impede a circulação de peixes nem de embarcações. Um tubo disposto no fundo de um canal bombeia ar, formando constantes bolhas e gerando uma corrente que empurra os plásticos para a superfície e para as margens, onde os plásticos podem ser recolhidos com mais facilidades.

A instalação desse sistema em um canal seria uma forma de impedir o fluxo de lixo na direção do oceano. Inaugurada no segundo semestre de 2019, a primeira barreira de bolhas ficará ativa 24 horas por dia durante três anos e vai substituir os tradicionais processos de dragagem utilizados para limpar os principais canais de Amsterdam.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo