mc components muck maq
EconomiaEmbalagemEmpresaNotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

[Plástico pelo Mundo]: Veja as novidades da semana

Fique por dentro do que rolou no mundo do plástico

Plásticos Novel amplia portfólio e lança embalagens com proteção antimicrobiana

A Plásticos Novel investe em uma nova linha de soluções, com proteção antimicrobiana. O lançamento busca agregar mais segurança para os produtos e as respectivas cadeias de consumo dos setores alimentício, hospitalar e farmacêutico. Ensaios realizados pela fabricante indicaram que as embalagens com a proteção antimicrobiana tiveram uma redução de até 99% na atividade de microrganismos.

O ativo tem como base o metal prata, atuando de forma física e não química nas superfícies. A principal vantagem desse aspecto é que não há risco de tornar os contaminantes mais resistentes, como acontece com uso dos antibióticos, por exemplo. Isso significa que o ativo age de três formas nas células bacterianas, causando a ruptura da membrana celular, a inativação enzimática, evitando a alimentação e a reprodução dos microrganismos.

As novas embalagens mitigam os riscos de contaminação no processo de logística e não fazem a remediação de um animal que saiu contaminado do produtor.

Covestro tem crescimento significativo em volumes e resultado no 3º trimestre deste ano

No terceiro trimestre de 2020, a Covestro elevou seus volumes principais em 3,0% em relação ao ano anterior. Esse processo foi muito impulsionado pelo crescimento de volumes na região Ásia-Pacífico (APAC), especialmente na China. Ao mesmo tempo, as vendas totais recuaram 12,7% para cerca de 2,8 bilhões de euros, devido aos preços de venda mais baixos.

O EBITDA do terceiro trimestre de 2020 superou as expectativas do mercado de capitais. Com 456 milhões de euros, esse número teve alta de 7,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O aumento pode ser atribuído principalmente à redução de despesas atingida com medidas de cortes de custos. A receita líquida subiu 21,8% para 179 milhões de euros, enquanto o fluxo de caixa operacional livre (FOCF) cresceu para 361 milhões de euros (+48,6%), como resultado do aumento nos fluxos de caixa operacionais e da redução das saídas de caixa para adições em propriedades, plantas e equipamentos, conforme planejado.

Arkema ganhou o Prêmio Pierre Potier de 2020 por resina termoplástica líquida Elium para turbinas eólicas

Desenvolvida no centro de pesquisa da Arkema em Lacq (64), a resina termoplástica líquida Elium, é a primeira resina que permite a fabricação de pás de turbinas eólicas totalmente recicláveis. As peças são primeiro moídas e depois aquecidas para despolimerizar a resina de modo que ela possa ser separada do enchimento de fibra.

Após purificação e reformulação, uma nova resina termoplástica líquida é obtida com as mesmas características da resina virgem.  Além do mercado de energia eólica, a resina Elium permite a produção de uma grande variedade de peças termoplásticas de fibra de vidro ou fibrocomposto de carbono de todos os tamanhos e com formatos complexos.  Seu benefício econômico vem de duas características principais: sua facilidade de implementação com curtos tempos de endurecimento à temperatura ambiente e sua compatibilidade com as inúmeras tecnologias de processamento de resinas termofixas existentes, limitando assim os investimentos para fabricantes já equipados com essas máquinas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link