Bulher
Notícias

Plástico pelo Mundo: Unilever, Covestro, Sindiplast, 4º CBP, conversão de plástico em combustível e muito mais

Fique por dentro do que aconteceu no mundo do plástico

Unilever terá todo seu portfólio global de pasta de dentes em tubos recicláveis até 2025

Após quatro anos de desenvolvimento, a Unilever passa a utilizar tubos recicláveis para suas marcas de pastas de dentes. As novas embalagens ​​estarão disponíveis ainda este ano em dois dos maiores mercados de higiene bucal da empresa: França e Índia. A ideia é que todo o portfólio de pastas de dentes da companhia – que inclui marcas como CloseUp, Signal e Pepsodent seja envasado em tubos recicláveis até 2025.

Tradicionalmente, a maioria dos tubos de pasta de dente é feita de uma combinação de plástico e alumínio, o que dá flexibilidade à embalagem, mas também dificulta a reciclagem. Os novos tubos da Unilever são produzidos apenas com PEAD (polietileno de alta densidade). A Unilever diz também que terá o material plástico mais fino disponível no mercado de dentifrícios, com 220 mícrons, o que reduzirá a quantidade de plástico necessária para cada tubo.

Nova técnica permite conversão eficiente de plástico em combustível

Pesquisadores da Gene and Linda Voiland School of Chemical Engineering and Bioengineering desenvolveram uma técnica inovadora para converter plástico em combustível. O novo estudo, dirigido pelo aluno Chuhua Jia, permite que a conversão ocorra em menos tempo. Além do mais, os pesquisadores precisaram aquecer o plástico apenas a 220°C, diferente de outros processos anteriores que exigiam uma temperatura muito mais elevada, e consequentemente mais cara.

Para conseguir essa façanha, os autores utilizaram um catalizador relativamente comum na indústria, o rutênio em carbono (Ru/C). Sob a temperatura indicada, a técnica converteu 90% do plástico em combustível e lubrificantes em apenas uma hora. Esses subprodutos podem ser usados principalmente em aeronaves e caminhões, dois grandes veículos poluentes da indústria moderna.

Covestro lança seu primeiro Relatório Global de Diversidade & Inclusão

 A Covestro lança seu primeiro relatório global de Diversidade & Inclusão (D&I). Ele contém informações sobre a estratégia da empresa, dados e números, além de exemplos regionais documentando os progressos da Covestro rumo a um foco maior em diversidade e inclusão. O Relatório Global de Diversidade & Inclusão da Covestro inclui uma revisão das atividades de 2020 com informações consolidadas sobre a contribuição do tema para o sucesso da companhia.

Isso inclui, entre outros aspectos, diversidade de pessoas e o estabelecimento de um ambiente de trabalho e uma cultura corporativa inclusivos e acolhedores. O relatório seguirá uma periodicidade anual de publicação. A Covestro quer fazer do mundo um lugar melhor e está comprometida com um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e respeitoso.

Sindiplast confirma parceira com prefeito da Serra para ações de reciclagem dos plásticos

Em reunião com o Sindiplast-ES, o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal, confirmou a adoção de medidas de incentivo à reciclagem do plástico no município, com a implantação do programa Tampinha do Bem, linhas de financiamento, conscientização da população, parceria do Governo e até a possibilidade de redução de impostos para o setor. Vidigal determinou que as ações sejam logo adotadas, a partir de um protocolo de intenções entre o sindicato e o município, a ser assinado nos próximos dias. O prefeito da Serra também mostrou apoio ao setor e as entidades associadas.

O Sindplast-ES vem adotando ações que visa a preservação do meio ambiente, dentre elas, o programa de conscientização ambiental Tampinha do Bem, vinculado à Indústria do Bem, da Findes. O Projeto piloto aconteceu no Sesi/Senai. Também está previsto para novembro a realização da Semana do Plástico, com o tema Plástico e Saúde, reunindo os maiores especialistas e temas de maior impacto para o setor.

4CBP tem como foco a economia circular dos plásticos e inovações tecnológicas

O 4º Congresso Brasileiro do Plástico (4CBP), que acontece no dia 8 de junho, será um grande evento de acesso à informação sobre os caminhos e soluções da indústria do plástico. A edição deste ano será no formato online em função da pandemia, e trará palestrantes nacionais e internacionais que apresentarão a economia circular dos plásticos, além de trazer cases de sucesso de outros países, inovações na área, como as embalagens impressas e flexíveis, e a importância do material para a biossegurança no combate à Covid-19. O 4CBP está com as inscrições abertas e gratuitas no site cbplastico.com.br.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

[dinamize-form id=”13211″]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo