Bulher
NotíciasPlástico pelo mundoSustentabilidade

Plástico pelo Mundo: UFPR, Mattel, Plástico a partir de casca de Laranja e muito mais

Acompanhe todas as novidades que trouxemos essa semana do mundo do plástico

Estudantes criam plástico biodegradável a partir da casca da laranja

Estudantes de Brasília desenvolveram um plástico biodegradável, feito a partir da casca da laranja. A iniciativa de sustentabilidade do projeto terá exposição prevista na Ásia, e perspectiva para se tornar comercial em 2021.

A casaca da laranja possui muitos compostos orgânicos e, pode ser tóxica ao meio ambiente, caso descartada incorretamente. Os alunos do projeto, fazem parte do Clube de Ciência da escola, com o objetivo de incentiva a produção científica no ensino médio. Para criar a estufa que precisam para secar as cascas de laranja e as membranas, os estudantes usaram caixas de madeira e vidro de um aquário quebrado.

Plástico criado na UFPR possui decomposição em 5 meses

Pesquisadores do Paraná desenvolveram uma embalagem biodegradável que pode se tornar uma nova alternativa para as sacolas e sacos plásticos de lixo. O estudo, que vem sendo feito há dois ano, resultou em duas formulações com propriedades parecidas.

A primeira formulação é branca, com base em amido, e a outra verde, com base em amido e algas. Ambas foram desenvolvidas de forma paralela, com aditivos biodegradáveis, compostos de fonte renovável. A vantagem do plástico verde é que ele possui uma aceleração da degradação do solo em 7%, se comparado com o de base de amido.

Mattel planeja usar apenas matéria ecológico para fabricar brinquedos até 2030

A fabricante de brinquedos Matter anunciou uma meta para reduzir o uso de plásticos não recicláveis em sua linha de produtos. A companhia pretende utilizar materiais 100% reciclados, recicláveis ou bio-baseados em todos os brinquedos e embalagens.

A Pirâmide de Argolas, da marca Fisher-Price, será o primeiro brinquedo da fabricante a ser produzido com plásticos á base de cana-de-açúcar. A decisão veio de Conselho de Sustentabilidade Ambiental da Mattel, criado em 2019 e responsável por promover ações de sustentabilidade na empresa.

Hoje, 93% do papel e fibra de madeira utilizados pela Mattel são reciclados ou têm certificação do FSC (Forest Stewardship Council).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo