Bulher
Plástico pelo mundo

Plástico pelo Mundo: Skizo, Lidl, Harman e muito mais

Startup portuguesa Skizo, cria saco que recolhe microplásticos durante a lavagem

Incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a startup Skizo criou um saco para a lavagem da roupa sintética que consegue recolher os microplásticos libertados pelas fibras de tecido durante cada ciclo, evitando que os mesmos acabem nos rios e oceanos. Este saco da Skizo foi elaborado com base nos plásticos encontrados na costa e praias portuguesas e a partir de redes de pesca descartadas por pescadores locais que, posteriormente, são transformados em material têxtil por empresas do Norte do país.

De acordo com André Facote, CEO e cofundador da Skizo, estima-se que 35% dos microplásticos libertados para o oceano são provenientes do desgaste de têxteis sintéticos, que ocorre durante os ciclos de lavagem da roupa. Tais microplásticos poderão ser ingeridos pelos peixes que depois vimos a consumir e, sabendo que apenas durante uma lavagem de roupa na máquina, podem ser libertadas mais de 700 mil microfibras que vão parar ao ambiente, o saco da Skizo revela-se como um grande instrumento para impedir essa proliferação.

Lidl lança a primeira garrafa de água de marca própria de PET reciclado

O Lidl lançou a primeira garrafa de água de marca própria 100% rPET (PET reciclado) do mercado, uma medida que vai economizar mais de 185 toneladas de plástico virgem por ano. Especificamente, a marca Naturis conta, agora, com uma garrafa de água feita inteiramente de plástico reciclado no formato de um litro.

A nova garrafa soma-se à lista de embalagens que o discounter está a redesenhar de forma a torná-los mais sustentáveis. Nos últimos três anos, o Lidl otimizou mais de 350 embalagens no seu sortido, como o leite Milbona, cuja embalagens contém 27% menos plástico e é feito com 30% de plástico reciclado; ou a gama de pizzas frescas Chef Select, cujo redesenho permitiu eliminar 35 toneladas de plástico por ano. Todas as embalagens já reformuladas possuem o selo “Embalagem Eco-responsável”. Além disso, aqueles artigos cuja embalagem é composta integralmente por material reciclado, incorporam um diferencial que destaca essa particularidade.

Harman anunciou sua nova linha de dispositivos de carregamento de plástico reciclado

A Harmané uma subsidiária da Samsungconhecida pelos seus aparelhos de áudio de alta qualidade, mas agora ela está expandindo sua área de atuação, lançando novos tipos de carregadores. Para esse lançamento, a empresa está lançando a sua mais nova marca, chamada de InfinityLabe que será a responsável por desenvolver uma série de carregadores, power bank e cabos feitos de material sustentável.

Ao todo a empresa anunciou que está lançando primeiro uma dúzia de novos acessórios, quesão feitos com a maior quantidade possível de plástico reciclado. Essa construção mais consciente segue o que promete a Samsungcom os seus aparelhos, que, além de estar querendo diminuir o uso de plástico, também está usando embalagens de papelão de florestas manejadas de forma responsávelao meio ambiente. Seguindo o conceito de produtos sustentáveis, a fabricante anunciou que os seus cabos são feitos com poliéster reciclado, diminuindo o impacto de cabos estragados no meio ambiente.

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js new RDStationForms(‘falar-com-especialista-6d1c8af515f0a363e2c6’, ‘UA-181046827-1’).createForm();

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo