mc components muck maq
EconomiaEmbalagemEmpresaNotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

[Plástico pelo Mundo]: Novidades da semana

Acompanhe o que rolou essa semana no mundo do plástico

Crystal lança primeira garrafa de água mineral feita 100% com resina reciclada

A Coca-Cola Brasil lança a primeira garrafa de água mineral feita 100% com PET reciclado do mercado brasileiro. Para produzir as novas garrafas, a marca Crystal deixará de utilizar oito mil toneladas de plástico virgem. A Coca-Cola Femsa, engarrafador responsável por 50% do território nacional, dá o pontapé inicial na migração na primeira quinzena de outubro. A mudança nos demais fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil acontece em 2021.

A marca Crystal, agora com nova identidade visual, busca ajudar na construção de práticas sustentáveis de consumo, começando por seu novo posicionamento: entregar água sem deixar resíduos. Líder nacional no mercado de água mineral, com a maior distribuição no país, a marca foi pioneira em inovações como o uso de resina plástica de fonte renovável e a redução do peso das embalagens. A iniciativa fortalece a Economia Circular ao substituir o uso de resina plástica virgem por reciclada e reduzir o peso das embalagens, alcançando assim uma diminuição das emissões de Co2 associadas ao processo. 

ONG transforma lixo plástico retirado do mar em brinquedos para o Dia das Crianças

Resíduos retirados de praias e oceanos podem ser reaproveitados e transformados em novos objetos. É o que vem mostrando a Organização Não Governamental (ONG) Eco Local Brasil, que há 18 anos atua com educação ambiental e limpeza de praias no litoral das regiões Sul e Sudeste. Chamado de Pé na Estrada – Praia Limpa, o projeto já doou mais de 1,5 mil brinquedos em Santa Catarina, Paraná e São Paulo desde o mês de abril para crianças atendidas por projetos sociais, grande parte coordenados por entidades ligadas ao Surf.

Agora, em uma etapa especial para celebrar o Dia das Crianças, o projeto desembarca no litoral do Rio de Janeiro entre os dias 4 e 6 de outubro. Serão realizadas ações de retirada de resíduos de praias e distribuição de brinquedos em praias de Saquarema e da capital. Está prevista a distribuição de 850 brinquedos nessas localidades.

Startup cria imobilizador biodegradável mais leve que substitui gesso

Neves e seu sócio, o biomédico Hebert Costa, criaram a Fix It, empresa de órteses feitas de PLA, um plástico derivado da fermentação do bagaço da cana-de- açúcar, do milho ou da beterraba. Com uma impressora 3D, a partir de moldes desenvolvidos por eles, é feito o imobilizador que será colocado no paciente. Diferentemente do gesso, as peças são vazadas e biomiméticas. O portfólio já soma trinta tipos de órtese de diferentes tamanhos para punhos, ombros, cotovelos e outras partes do corpo. Há produtos, por exemplo, para rizartrose e tendinite de Quervain.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link