Braskem
EmpresaNotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

[Plástico pelo Mundo]: Fique por dentro das novidades do mercado

Acompanhe tudo o que rolou no mercado do plástico essa semana

Bioplástico da Braskem é reconhecido em evento da ONU como um dos casos mais transformadores em desenvolvimento sustentável no Brasil

A produção de polietileno I’m green bio-based da Braskem, plástico de origem renovável, feito a partir da cana-de-açúcar, foi reconhecida no dia 26/05 pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Brasil do Pacto Global, como um dos casos mais transformadores em desenvolvimento sustentável no Brasil, na categoria Indústria & Energia. O avanço das pesquisas e o desenvolvimento de produtos sustentáveis, como o polietileno verde, EVA verde e etileno glicol verde, integram práticas de sustentabilidade.

No caso do polietileno I’m green bio-based, um dos principais diferenciais é a contribuição para a redução de emissão dos gases do efeito estufa, ao capturar mais de 3 toneladas de CO2 para cada tonelada produzida. O material mantém, ainda, as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade do plástico convencional, de origem fóssil, podendo ser inserido nas mesmas cadeias de produção e reciclagem existentes.

Graças às parcerias que a Braskem tem firmado ao longo dos últimos 10 anos com clientes da cadeia do plástico e brand owners para estimular o uso de um plástico ainda mais sustentável e que minimiza impactos ambientais, hoje o polietileno I’m green bio-based já está presente em mais de 150 marcas no mundo, incluindo embalagens e produtos para os mais diversos segmentos, como alimentos e bebidas, de higiene pessoal e de bens duráveis.

Startup paulista de nanotecnologia cria máscara impermeável

A startup Nanox, em parceria com a indústria de brinquedos Elka, desenvolveu uma máscara reutilizável que pode ser lavada com sabão, feita com material antimicrobiano. A produção é voltada para profissionais da área da saúde.

A Elka, que tem fábrica em São Paulo, será a responsável pela produção e cerca de 10% dos itens fabricados serão doados para instituições de saúde. A máscara é impermeável, feita em plástico maleável e contém em seu material o polímero de prata, que tem propriedades bactericidas e antimicrobianas.

Evonik investirá 25 milhões de euros para aumentar a fabricação de APIs e intermediários na Alemanha

A Evonik anunciou investimento de 25 milhões de euros para o primeiro estágio de um programa de longo prazo para a ampliação da capacidade de suas unidades produtivas de Dossenheim e Hanau na Alemanha em apoio à crescente demanda farmacêutica da fabricação sob contrato de ingredientes farmacêuticos ativos (APIs) e intermediários avançados dentro da Europa.Esses complexos projetos de API, que muitas vezes são associados a fármacos oncológicos, antivirais e outros medicamentos especializados, comumente exigem uma variedade de tecnologias avançadas, incluindo processamento contínuo, PEGs e mPEGs de alta pureza, catálise e química criogênica.

Devolver garrafas de plástico oferece vales de desconto em compras

O sistema faz parte de um projeto de âmbito nacional e abrange 23 superfícies comercial de norte a sul do país. O sistema de entrega de garrafas de plástico oferece vales de desconto em compras. O cliente desloca-se junto à máquina disponível nas instalações do hipermercado e deposita uma a uma as embalagens de bebidas não lácteas em plástico PET, com capacidade entre 0,1 e 2 litros.

Adidas recicla plástico para fabricação de tênis

A Adidas está fabricando tênis com plástico reciclado que é recolhido nas praias, através de uma parceria com a organização ambiental Parley for the Oceans. Os tênis 100% recicláveis serão comercializados a partir de 2021.

Esta iniciativa serve também como forma de preparação para um futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio, obrigatório a partir de janeiro de 2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link