mc components muck maq
NotíciasPlástico pelo mundoSustentabilidade

[Plástico pelo Mundo]: Fique por dentro das novidades

Acompanhe tudo o que aconteceu durante essa semana no mundo do plástico

Primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo é brasileira

Primeira bicicleta produzida a partir de plástico de garrafas PET, embalagens de shampoo e peças de geladeira. Essa bicicleta é mais resistente, flexível e barata, porque o plástico não enferruja, e amortece naturalmente, além de sua fabricação transformar resíduos sólidos em um novo produto.

A invenção é do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil. Para fabricá-las, Muzzi conta com o trabalho de algumas ONGS que recolhem sucata e vedem para uma empresa que granula o material. Os grãos são vendidos para a Imaplast, empresa de moldes que Muzzi dirige.

Apresentadora cria sapatilhas feitas com plástico recolhido dos oceanos

Ana Rita Clara, apresentadora do “Faz Sentido”, da SIC Mulher, desenho um modelo de sapatilha com uma empresa portuguesa. A sapatilha sustentável, foi feita a partir de 18 garrafas de plástico retiradas dos oceanos.

O modelo foi criado em parceria com a empresa Skizo by iRycle e já está disponível á venda em uma loja online. Skizo by iRcycle é uma empresa portuguesa, fundada em 2019. O objetivo da marca é retirar meio quilo de plástico do mar por cada par de sapatilhas produzidas.

Projeto de reciclagem da Fiemg mobiliza alunos

Cinco escolas de Uberaba -MG, se empenharam para a campanha “Plástico não é vilão”, desenvolvida pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), na Regional Vale do Rio Grande, dentro do Programa Fiemg Social.

A ideia nasceu em março de 2019, mês da mulher, e foi apresentada em maio ao promotor de Meio Ambiente, Carlos Valera. Em outubro, durante a 7ª Expo Cigra Fiemg, o projeto teve início, com apoio de um grupo de 35 mulheres do segmento empresarial. Elas são engajadas como embaixadoras da campanha, e possui como objetivo incentivar a reciclagem do plástico.

Estudantes produzem canoas com garrafas PET em Camarões

Os estudantes também produzem móveis, artigos de decoração e até casas ecológicas, utilizando garrafas PET que são descartadas em rios e lagos.

Um jovem empreendedor Ismael, que vive em Kribi, é fundador da Madiba & Nature, iniciativa que recolhe e aproveita garrafas na produção de botes flutuantes. Para fazer uma embarcação, é necessário mil garrafas PET, e leva uma semana para ficar pronta. Os jovens também começaram a recolher lixo plástico das cidades vizinhas para conscientização.

Heinz reduz o uso de plástico na linha de produtos

A Heinz, alinhada ao compromisso ambiental global, mexeu em seus materiais e reduziu 168 toneladas ao ano na utilização de plástico nas tampas de ketchup, maionese e barbecue Heinz no Brasil, sempre presando pelos fatores socioambientais e sustentáveis em sua empresa.

Henkel amplia colaboração com a Plastic Bank

A multinacional alemã define passos para reduzir os resíduos de plástico e combater a pobreza. A Henkel ampliou a sua colaboração com a empresa social Plastic Bank pelos próximos cinco anos. A companhia apoiará os projetos em andamento no Haiti, Filipinas e Indonésia, além de contribuir com o desenvolvimento de mais de 400 pontos de coleta da Plastic Bank, no Egito.

Como parte de seu compromisso com a ecnomia circular e contra os resíduos de plástico no meio ambiente, a Henkel foi a primeira empresa global de bens de consumo a se associar á Plastic Bank. O objetivo é reduzir os resíduos de plástico nos oceanos e melhorar a vida das pessoas desfavorecidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link