Bulher
AutomaçãoCOVID-19NotíciasPlásticoPlástico pelo mundo

[Plástico pelo Mundo]: Fique por dentro das maiores novidades da semana

Acompanhe as novidades do mundo do plástico

UFG desenvolve máscara de plástico contra o coronavírus

Pesquisadores da UFG (Universidade Federal de Goiás), desenvolveram uma máscara de plástico para ser usado durante a pandemia do COVID-19. O produto foi feito com placas de PETG, um derivado do PET.

A proposta é que eu equipamento de proteção individual seja utilizado por profissionais de saúde. Os cientistas fizeram um projeto gráfico baseado no que já havia no mercado, que foi impresso em uma impressora 3D. A máscara deve ser submetida á validação de uma equipe de especialistas em saúde e se aprovada, começará a ser produzida para instituições hospitalares.

Máscara são feitas com impressoras 3D

A ação idealizada pelo projeto da Secitece (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado), procura auxiliar no combate do coronavírus. A produção de equipamentos de proteção individual, através de impressoras 3D, destinada a hospitais no Ceará, foi idealizada pelo CriarCE.

A iniciativa é utilizar máquinas de próprio CriarCE através da parceria com Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Ceará, Fundação Citinova, Instituto Atlântico e Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento.

Cientistas alemães identificam micróbio que pode ajudar a degradar o plástico

Os cientistas alemães descobriram um micróbio que pode ajudar a degradar o plástico feito de poliuretano, ingerindo compostos orgânicos do plástico. Os investigadores explicam que identificam uma espécie de bactérias que podem degradar alguns dos componentes químicos do plástico.

Por ser um plástico difícil de reciclar, pois na maioria dos casos ele não derrete quando aquecido a equipe conseguiu isolar a bactéria Pseudomonas sp. TDA1. A investigação dos cientistas faz parte de um programa científico da União Europeia chamado P4SB, que procura micro-organismos uteis que possam biodegradar os plásticos.

Amigos confeccionam máscaras em impressora 3D para doação

Dois amigos de Santos, litoral de São Paulo, se juntaram para criar máscaras em impressoras 3D para ajudar médicos e outros profissionais de saúde no combato ao COVID-19. Os equipamentos de proteção individual são feitos em uma impressora 3D.

Os empresários, tiveram a ideia de produzir o material a partir de um grupo nas redes sociais, onde as pessoas se juntaram para fazer os protetores. Cada um deles, possui uma impressora para confeccionar as bases de plástico, e a partir do projeto que foi disponibilizado na web, eles conseguem a fabricação das máscaras.

Prazo de inscrições prorrogados para o Packaging Innovation Awards 2020

A DOW, está estendendo o prazo para as inscrições do Packaging Innovation Awards 2020 até 17 de julho, devido ao impacto do COVID-19. A prorrogação também é resultado de um cuidado especial em relação ao painel internacional de juízes que se reúne todos os anos para a avaliação prática, que a Dow espera realizar no final de 2020.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link