mc components muck maq
EmbalagemNotíciasPlástico pelo mundoSustentabilidade

[Plástico pelo Mundo]: Descubra as novidades da semana

Acompanhe tudo o que rolou no mundo do plástico

Africano decide usar garrafas de plástico para fazer um barco

No caminho de volta para casa da universidade, Ismael Essome observou um monte de garrafas de plástico boiando e entupindo a ponte em que passava. Pensando em fazer alguma coisa para evitar futuros problemas, ele desenvolveu o projeto “Madiba & Nature”, uma ONG dedicada a combater a poluição nas áreas costeiras dos Camarões.

Depois de coletar e limpar as garrafas, ele e seus colegas voluntários, organizaram as garrafas de acordo com o tamanho e a forma. Juntando entre 600 e 1.000 garrafas de plástico, eles criam barcos em forma de canoa que podem ser usados pelos pescadores.

Pesquisadora desenvolveu plástico biodegradável para embalar alimentos

A pesquisadora e estudante de mestrado Luana Dias, desenvolveu plásticos biodegradáveis para embalar alimentos, que se degradam na natureza entre dois e três meses. O resultado é fruto da pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

A pesquisadora utiliza dois polímeros que formam o plástico, um natural, composto de quitosana, amido e gelatina, e outro, que é feito com quitosana e álcool polivinílico, que não é natural, mas possui característica de biodegradabilidade.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar