Bulher
NotíciasPlásticoPlástico pelo mundo

Plástico pelo Mundo: Continental, Cêpera, Texstyle e muito mais

Continental empregará garrafas PET recicladas na produção de pneus

A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, empregará poliéster reprocessado obtido a partir de garrafas plásticas recicladas em sua produção de pneus a partir de 2022, inicialmente no mercado europeu. Não há ainda uma previsão para a incorporação desse material aos pneus produzidos na fábrica da Continental em Camaçari, na Bahia.

Os novos fios sustentáveis de poliéster serão obtidos de garrafas de polietileno tereftalato (PET) por meio de um processo mecânico e empregados na construção da carcaça do pneu, podendo substituir completamente o poliéster convencional. Juntamente com a OTIZ, seu parceiro de cooperação e especialista em fibras, a Continental desenvolveu uma tecnologia especial para reciclar garrafas PET sem etapas químicas intermediárias e de forma a tornar o fio de poliéster obtido funcional para os altos requisitos mecânicos do pneu.

Cepêra firma parceria com a Eureciclo e já recicla 22% de suas embalagens em âmbito nacional

Cepêra junto com a eureciclo – empresa que tem como missão elevar as taxas de reciclagem e criar valor para todos os agentes dessa cadeia, se uniram para reduzirem os impactos no meio ambiente pós-consumo. A eureciclo utiliza a tecnologia de compensação ambiental, amplamente aplicado na Europa e criou um mecanismo de oferta e demanda de certificados de reciclagem rastreáveis, que resultam em um fluxo de contínuos investimentos para o desenvolvimento do setor.

 A marca é a maior certificadora de logística reversa do país, e, por meio do selo eureciclo, gera reconhecimento e valorização do público, que está cada vez mais preocupado com os impactos ambientais do seu consumo. Hoje a Cepêra já recicla 22% de suas embalagens em âmbito nacional e já possui autorização para utilizar o selo em suas embalagens. Mas esta não é a única ação da empresa em prol de atitudes mais sustentáveis. 

Texstyle desenvolve lã feita a partir de plástico reciclado

A empresa têxtil TEXSTYLE, da Dinamarca, desenvolveu um tipo de tecido sustentável, usando fios de poliéster reciclados, provenientes de garrafas plásticas descartáveis. A coleção inclui 15 materiais diferentes, que podem ser encomendados em uma variedade de cores. A linha Dolly Recycled promete mesma aparência e maciez da lã convencional. A única diferença é que se trata de um produto feito totalmente com poliéster reciclado.

De acordo com um artigo publicado no site Springwise, para cada cem metros de tecido produzido, três mil garrafas PET são removidas do fluxo de resíduos local, o que equivale a cerca de 69 quilos de plástico reciclado. Os tecidos são obtidos por meio de resíduos coletados na China continental. No processo de confecção, esses materiais são limpos e redimensionados em pequenas partículas de Polietileno tereftalato (PET), uma das formas mais comuns de plástico. Depois, eles são levados para uma fábrica e transformados no fio básico usado para produzir toda a coleção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo