Bulher
Plástico pelo mundo

Plástico pelo Mundo: C-Pack, Linha Mabo, Corrida de São Silvestre e muito mais

Fique por dentro do que aconteceu no mundo do plástico

C-Pack lança embalagens antivirais

Além da corrida de governos e laboratórios em busca de vacinas, outros segmentos também começam a desenvolver soluções preventivas e protetivas contra a o novo coronavírus. A C-Pack Creative Packaging, empresa líder na América Latina em produção de bisnagas plásticas para a indústria de cosméticos, desenvolveu uma tecnologia que permite a aplicação de um aditivo antiviral nas embalagens fabricadas pela empresa. O processo de aplicação foi desenvolvido em parceria com uma empresa de Santa Catarina, responsável pela incorporação das nanopartículas de prata no aditivo.  

Trata-se da evolução de um projeto iniciado há alguns anos, porém com foco em ação antibacteriana e antifungo. Um aspecto importante considerado pelo gerente de Produtos e Inovação da C-Pack é o fato de a proteção não ter prazo de validade, a nanopartícula de prata atua de forma específica em diferentes micro-organismos. No caso da ação virucida, há uma interação com o material genético do vírus, causando inibição da replicação viral e impedimento da ligação do vírus nas células. 

Designers belgas transformam plástico descartado em utensílios de cozinha

Na Antuérpia, Vanessa Yuan e Joris Vanbriel, criadores da marca de design ecológico ecoBirdy, assinam a linha Mabo, composta por utensílios de cozinha feitos a partir de plástico reciclado. A dupla vem mostrando que o material reaproveitado a partir da técnica de upcycling pode ser durável e bom para o planeta. Feitos de resíduos plásticos de cozinha reutilizados, uma matéria-prima conhecida como ecotileno, os utensílios têm visual que remetem ao mármore, resultado de um novo método de reciclagem considerado seguro e sustentável.

Os designers belgas desenvolveram uma técnica que separa os resíduos por cores antes da reciclagem, o que garante o maior controle estético do resultado. Essas características permitem a criação de um padrão único em forma de veios e uma paleta de cores terrosas. Já a borda curva evita que a comida escorregue do prato. A embalagem dos pratos Mabo é uma caixa dobrada em estilo origami a partir de uma única folha de cartão, que foi projetada para minimizar o desperdício de energia e material.

Movimento Plástico Transforma cria lixeiras a partir de copos recolhidos nas ruas

O que é lixo para uns, pode ser oportunidade para quem tem responsabilidade ambiental. Os milhares de copinhos plásticos de água descartados durante a prova de São Silvestre foram recolhidos por voluntários e transformados em lixeiras para coleta seletiva. Elas agora são usadas em escolas da rede pública no interior do Estado. A ação é um exemplo prático dos benefícios da destinação correta dos resíduos. A 95ª Corrida Internacional de São Silvestre foi realizada em 31 de dezembro de 2019.

Os copos de água distribuídos aos mais de 35 mil participantes da prova ao longo dos 15 km de percurso, foram coletados por 200 voluntários e transportados até uma recicladora. Posteriormente foram selecionados, lavados, granulados e transformados em resina plástica pós-consumo. Essa resina foi utilizada para a produção das 1.800 lixeiras de 93 litros cada. Elas foram montadas em 900 kits com 2 lixeiras cada, uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos, identificadas com adesivos. Cerca de 27 mil alunos de 46 escolas foram impactados pela iniciativa em sete municípios nas regiões de São Carlos e Jaguariúna, onde a ação virou lição.

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js new RDStationForms(‘falar-com-especialista-6d1c8af515f0a363e2c6’, ‘UA-181046827-1’).createForm();

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo