Bulher
EconomiaEmbalagemEmpresaNotíciasPlásticoPlástico pelo mundo

[Plástico pelo Mundo]: Acompanhe as novidades da semana

Fique por dentro do que aconteceu no mundo do plástico

Escolas de Serra adota programa de educação ambiental, Tampinha do Bem

O município de Serra irá aderir ao programa Tampinha do Bem, que estimula a coleta e a reciclagem de tampas plásticas. O compromisso foi firmado durante a reunião do Sindiplast (Sindicato da Indústria do Plástico do Espírito Santo) e a Chefia da Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura de Serra. O programa Tampinha do Bem realiza, por meio da educação ambiental, o envolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias para o incentivo à adoção da economia circular, o que possibilita o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo. 

O próximo passo é a assinatura do termo de cooperação para dar início às atividades nas escolas do município da Grande Vitória. Todo o material recolhido será negociado com as indústrias de Transformados Plásticos, servindo de matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Já o valor arrecadado será utilizado pelas escolas em ações voltadas para a conscientização ambiental. As escolas da Serra que recolherem a maior quantidade de tampinhas serão premiadas durante a 14ª Semana do Plástico, previsto para acontecer em novembro.

Plástico reciclado também fará parte dos pneus Michelin

A Michelin pretende utilizar 40% de materiais recicláveis nos seus pneus a partir de 2030 e 100% em 2050, o que vai permitir que os 1,6 mil milhões de pneus produzidos anualmente consumam 800.000 toneladas de fibras de materiais termoplásticos (PET, de politereftalato de etileno). De recordar que a Carbios anunciou em 2019 que tinha produzido as primeiras garrafas de PET com base em ácido de tereftalato 100% purificado, fabricado a partir de antigas garrafas de PET.

Dell Brasil transforma lixo plástico em acessório para computadores

A partir deste mês, todos os desktops da linha OptiPlex da Dell Technologies produzidos no Brasil virão acompanhados de um mousepad produzido a partir de garrafas plásticas recolhidas em mares, rios, florestas, entre outros. A iniciativa é parte do programa global Progress Made Real, no qual a empresa estabeleceu uma série de medidas até 2030 para resolver grandes problemas da sociedade.

Os mousepads serão produzidos pela empresa ECOPLACA. Ao todo, serão destinadas 140 toneladas de garrafas PET descartadas de forma indevida no ambiente para a produção dos acessórios. O programa Progress Made Real é uma iniciativa global da Dell Technologies. Em linha com a missão da companhia de criar um impacto positivo na sociedade, foram definidas metas para 2030 em três frentes principais: promoção da sustentabilidade, cultivo da inclusão e transformação de vidas por meio da tecnologia. Na frente de sustentabilidade, a iniciativa prevê que, até o final desta década a empresa vai reciclar um produto equivalente para cada unidade vendida.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Seja bem-vindo ao maior Portal do Plástico da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link