mc components muck maq
EconomiaEmpresaNotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

[Plástico pelo Mundo]: Acompanhe as novidades

Veja tudo o que rolou essa semana no mundo do plástico

Máscaras feitas com fibra de espécie de bananeira podem reduzir lixo plástico

Fibra de um parente da bananeira poderia substituir plástico em milhões de máscaras e batas de hospital que o mundo está produzindo para combater o novo coronavírus. As vendas de máscaras descartáveis devem aumentar em mais de 200 vezes no mundo neste ano para US$166 milhões, de acordo com um artigo de comércio das Nações Unidas.

Um estudo preliminar feito pelo Departamento de Ciência e Tecnologia das Filipinas mostrou que o papel de abacá é mais resistente à água do que a máscara comercial N-95, e tem tamanhos de poros dentro da faixa recomendada pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA para filtrar partículas perigosas.

A fibra, retirada dos troncos da árvore de abacá, foi usada para cordas de embarcações resistentes ao sal e em envelopes de Manila no século 19. Até 30% das cédulas de dinheiro do Japão são feitas com ela e os fios do abacá foram usados em carros da Mercedes-Benz. 

Lidl está a recolher plástico em Oeiras para transformar em donativo às IPSS

O projeto TransforMAR já chegou à praia de Santo Amaro de Oeiras. O cubo azul está em 15 praias de norte a sul do país, no decorrer desta época balnear. Por causa da pandemia Covid-19, o plástico recolhido nesta campanha vai ser convertido em valor e devolvido à comunidade através de um donativo monetário a IPSS locais.

Este é um projeto do Lidl que, além de solidário, tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular.

Tampinha Legal ultrapassa 254 milhões de tampinhas plásticas coletadas

O Tampinha Legal ultrapassou as 254 milhões de tampinhas plásticas coletadas desde o início do programa, em 2016. O material foi arrecadado em quase 3 mil pontos de coletas distribuídos pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Brasília e Goiás. A reciclagem das tampinhas plásticas gerou um valor de R$ 855 mil destinados integralmente para as 263 entidades assistenciais participantes do programa que fizeram a entrega do material coletado.

Até agora, mais de 458 toneladas de tampinhas plásticas retornaram para a indústria. O Tampinha Legal proporciona sustentabilidade econômica, social e ambiental através da atitude de coletar tampinhas plásticas e destiná-las novamente para a indústria, caracterizando a economia circular.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo