Bulher
DestaqueNotíciasPlástico pelo mundo

[Plástico pelo Mundo]: Acompanhe as novidades

Veja o que rolou essa semana no mundo do plástico

Três meses após o início da pandemia, crédito ainda não chegou

Três meses depois da decretação da pandemia no Brasil, o presidente da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), José Ricardo Roriz Coelho, disse que o crédito ainda não chegou à economia. “No Brasil, a realidade na economia real é muito preocupante. As empresas estão sofrendo muito com os reflexos da crise e o cenário para o futuro próximo é devastador.”

O presidente da associação elogia as medidas do Banco Central, mas afirmou que o dinheiro não está alcançando a ponta final. O número contrasta com os dados da produção industrial em abril, que teve a maior queda da série histórica, iniciada em 2002. A atividade caiu 18,8% em abril, na comparação com março, impactada pela crise do novo coronavírus.

Empresas de MG adotam a Economia Circular

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 76,4% das indústrias do país desenvolvem algum tipo de economia circular. No Estado de MG, a FIMEG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) vem trabalhando na disseminação e conscientização das empresas quanto à economia circular desde 2009, pelo Programa Mineiro de Simbiose Industrial, envolvendo 760 indústrias nos processos de transição.

Agora, a entidade desenvolve o Programa Economia Circular, visando a complementação das indústrias e a criação de oportunidades de negócios coletivos dentro dos distritos industriais e em suas áreas de influência nas diversas regiões de Minas Gerais. O projeto-piloto foi realizado nos distritos industriais de Sete Lagoas, na região Central.

O programa partirá para o restante do Estado e será realizado concomitantemente em todas as regiões, em três etapas: sensibilização (mobilização das empresas e atores e capacitação dos colaboradores), análise dos recursos e possíveis sinergias (identificação de recursos e mapeamento e proposição de oportunidades de negócios ambientais), e planos de negócios coletivos (estruturação de negócios ambientais nos distritos e áreas de influência).

McDonald’s destina mais de 345 toneladas de materiais para reciclagem

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo, anunciou os resultados de suas iniciativas, incluindo a redução do consumo de cerca de 150 toneladas de plástico descartável em toda América Latina em 2020. No Brasil, a companhia já atingiu a marca de 345 toneladas de materiais destinados à reciclagem, apenas este ano.

Este ano, as embalagens plásticas das saladas foram substituídas por similares produzidas em papel cartonado 100% biodegradável, que contam com certificação de origem sustentável, assim como outras já utilizadas na rede, como as embalagens de sanduíches, McFritas e as caixinhas do McLanche Feliz. Para diminuir seu impacto ambiental, a companhia conduz diversos projetos que contribuem para o destino consciente de resíduos. Um de seus principais parceiros é a cooperativa Cooperyara, localizada em Barueri (SP), que já recebeu mais de 100 toneladas de materiais para separação.

Evonik e Ynvisible apresentam demonstrador de tecnologia para itens eletrônicos impressos

O grupo de especialidades químicas Evonik e a empresa canadense Ynvisible Interactive Inc. firmaram acordo de colaboração no campo da eletrônica imprimível. As formulações de tinta diretamente usáveis para baterias imprimíveis da Evonik e os displays eletrocrômicos da Ynvisible foram integrados em um sistema combinado que se destaca por consumir um mínimo de eletricidade, pesar pouco e ser altamente flexível, transparente e robusto. 

Produtos contendo componentes eletrônicos impressos poderiam um dia ser usados em diversas aplicações. Na logística, por exemplo, sensores impressos inteligentes acionados por baterias poderiam ser usados nas embalagens a fim de monitorar cadeias de fornecimento de mercadorias sensíveis, como alimentos ou vacinas. Nessa aplicação, um dispositivo eletrônico emitiria de imediato um sinal visual fácil de entender sempre que a temperatura ou a aceleração excedessem os limites.  

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link