Bulher
EconomiaEmbalagemEmpresaNotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

[Plástico pelo Mundo]: Acompanhe as novidades

Fique por dentro do que aconteceu no mundo do plástico

Braskem desenvolve primeira cera de polietileno de fonte renovável do mundo

A Braskem lança a primeira cera de polietileno (PE) de fonte renovável do mundo, direcionada para a produção de adesivos, cosméticos, tintas e compostos utilizados em processos de transformação das resinas termoplásticas. O produto, comumente utilizado como um agente modificador de viscosidade em diversas formulações, possui as mesmas propriedades e performance da versão feita com PE de origem fóssil. Produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, a nova solução oferece menor pegada de CO2, é reciclável e tem aplicação multimercado.

Com a chegada da cera de PE de fonte renovável ao mercado mundial, a Braskem inova e amplia o portfólio I’m greenTM bio-based com produtos que vão além das resinas existentes e fornecidas até hoje. A marca I’m green™ representa o compromisso da companhia com a economia circular e é composta por soluções de fonte renovável e reciclada.

Mattel lança Barbie feita de plástico reciclado

As bonecas Barbie são um clássico da infância, sendo um dos brinquedos mais conhecidos entre as crianças desde o lançamento em 1959. Agora, adaptada para as demandas da atualidade, foi lançada a primeira coleção feita com plástico 90% reciclado. Além de três bonecas, a coleção Barbie Loves the Ocean (em tradução livre: Barbie ama o oceano) tem vários acessórios com a temática praiana.

A meta da Mattel, empresa que produz brinquedos, segundo o Daily Mail, é alcançar 100% dos produtos feitos com plásticos reciclados, recicláveis ou de base biológica até 2030. Segundo a vice-presidente sênior e chefe global das bonecas Mattel, Lisa McNight, o legado de 62 anos das Barbie é repleto de evolução à medida que impulsionam iniciativas destinadas a refletir melhor o mundo que as crianças veem ao seu redor.

Bike ecológica: Inventor mostra como é a bicicleta feita com plástico reciclado

O artista plástico uruguaio Juan Muzzi construiu um modelo com o quadro, que é a estrutura principal, feito totalmente de garrafas PET. Ela foi batizada de Muzzicycle. O modelo de locomoção eco-friendly já existe algum tempo, mas foi recentemente que a ideia tomou forma e já está até sendo exportada para outros países.

O artista conta com a parceria de ONGs que recolhem, trituram e granulam o material. No processo de produção, o plástico granulado entra em uma máquina e é injetado em um molde de aço. Cada quadro demora quatro minutos e meio para ser fabricado e, se for feito só de garrafas PET, são utilizadas 200 garrafas. Com este processo, por ano, podem ser reciclados mais de 15 mil toneladas de materiais plásticos. Atualmente o artista plástico também estuda utilizar o grafeno e cana de açúcar como matéria prima para fabricar as bicicletas.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Seja bem-vindo ao maior Portal do Plástico da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link