Blob Web
NotíciasPlástico

Plástico do Bem chega a Caxias do Sul e atinge 35 mil estudantes

Iniciativa do Simplás visa levar educação ambiental a 81 escolas da cidade; primeira etapa capacitará 6 mil estudantes e 650 professores de 15 escolas

Até a primeira semana de maio, o Simplás (Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho) deve concluir a primeira etapa de implementação do projeto Plástico do Bem na rede municipal de ensino de Caxias do Sul (RS). O início foi anunciado ontem, em uma solenidade realizada na cidade.

Nesta primeira fase, serão engajados aproximadamente 6 mil estudantes e 650 professores de 15 escolas de ensino fundamental. Ao final do processo, que ocorrerá por etapas, cerca de 35 mil alunos e alunas e 3,5 mil educadores de 81 instituições terão acesso a uma iniciativa inédita de Educação Ambiental.

Com um total superior a 160 horas de capacitação, o programa dissemina conhecimentos de separação, limpeza e destinação correta de resíduos pós-consumo para a reciclagem, além de fomentar a economia circular e criar oportunidade de geração de renda extra para escolas públicas e instituições de apoio social. A ação conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e também do instituto sócio-ambiental Plastivida e do Instituto do PVC.

Economia Circular

Para o presidente do Simplás, Laime Lorandi, o projeto traz mais do que educação socioambiental, promove a economia local, gerando renda extra para as escolas participantes. “Além de proporcionar a oportunidade de geração de renda extra para escolas públicas e instituições de amparo social, estimula a economia circular, por meio de toda a cadeia da reciclagem, e ainda está formando gerações futuras de adultos ambientalmente educados e responsáveis na separação, limpeza e destinação correta de seus resíduos plásticos pós-consumo”, conta.

E o setor de plástico também se beneficia. “Naturalmente há o reflexo do abastecimento da cadeia econômica da reciclagem, da retirada de resíduos de circulação e da ampla conscientização da sociedade a respeito dos benefícios dos materiais plásticos para a humanidade e como, a partir da destinação correta, não representam qualquer desvantagem”, completou.

Dados e Números

Na versão de estreia, em 2018, no município vizinho de Farroupilha, o Plástico do Bem resultou na destinação correta de mais de 18 toneladas de plásticos limpos para a reciclagem e na arrecadação de mais de R$ 14 mil para 22 escolas públicas de ensino fundamental. Agora, em Caxias do Sul, o Simplás efetiva a primeira expansão da iniciativa. “Como o volume de professores, crianças, jovens e, por consequência, de famílias participantes é muito maior, assim como a própria extensão territorial do município, por onde estão espalhadas quatro vezes mais escolas, foi necessário desenvolver uma estratégia diferente e especial. Assim, a implantação será realizada adotando-se praticamente o mesmo sistema de núcleos administrativos normalmente utilizados pela própria Secretaria de Educação, apenas com algumas adaptações, de ordem logística, para facilitar o recolhimento dos materiais”, explica Lorandi.

Tag

Artigos relacionados