Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Plástico de alto valor agregado pode ser produzido a partir de metano

O estudo do Centro de Pesquisa para Inovação do Gás Natural pretende extrair PHB do metano. Ainda não foi concluído   Cientistas do Centro de Pesquisa para Inovação do Gás Natural (“Research Centre for Gas Innovation” – RCGI) pretendem transformar metano – existente no gás natural – em plástico de alto valor agregado, o PHB. […]

O estudo do Centro de Pesquisa para Inovação do Gás Natural pretende extrair PHB do metano. Ainda não foi concluído

 

Cientistas do Centro de Pesquisa para Inovação do Gás Natural (“Research Centre for Gas Innovation” – RCGI) pretendem transformar metano – existente no gás natural – em plástico de alto valor agregado, o PHB.

O projeto de Bioconversão do Metano tem diversas propostas e a transformação em plástico é uma delas. De acordo com a bióloga, o objetivo é estabelecer uma rota diferente da química para transformar o metano. Os japoneses já desenvolveram bactérias que comem o material. Então esse novo avanço segue a linha de pensamentos tecnológicos.

Segundo a pesquisadora da Unifesp Campus Baixada Santista, algumas bactérias, que chamamos de metanotróficas, se alimentam do metano e o transformam, por meio de uma série de reações bioquímicas, em PHB, que é um biopolímero: um plástico de origem biodegradável.

Ela afirma que o PHB é um plástico "nobre", menos agressivo porque é obtido a partir de base biodegradável. Pode ser utilizado em próteses, por exemplo, porque causa menos reação adversa.

Ainda não se sabe se essa rota microbiológica é mais barata que o processo químico ou a reforma a vapor. Mas por ter um rendimento menor do que o processo químico, buscam os produtos de alto valor agregado, a fim de fechar a conta dos custos e preços.

Por ora, o estudo ainda está em análise para sua conclusão. O objetivo é descobrir se há reações.

Quer ficar por dentro da indústria do plástico?

Assine a nossa newsletter e receba semanalmente atualizações de fornecedores, matérias especiais, novidades do setor e tendências do mercado.

Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a Indústria do Plástico, somos a maior e mais completa plataforma de divulgação da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, entregamos resultados comprovados para centenas de empresas do setor.

© 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram