Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Plástico Corrugado, Chinelo com impressora 3D e Empresa de reciclagem na ONU

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. A empresa Cartonale investiu em tecnologia e matéria-prima focando no ambiente. Asics lança chinelo feito com impressora 3D. Empresa brasileira de reciclagem no Pacto Global da ONU

Impressão 3d e reciclagem

Cartonale investe em tecnologia e matérias-primas para minimizar impactos sociais e ambientais

Algumas empresas estão buscando práticas e políticas sustentáveis, focadas em minimizar o impacto social e ambiental, como é o caso da Cartonale. 

Nesse sentido, a empresa de plásticos corrugados Cartonale decidiu focar na sustentabilidade do negócio. Os executivos Elias Assum Sabbag Junior, Ricardo Georgete Rodrigues e Sergio Antonio Zanchetta Scanavini, pontuam quanto a sustentabilidade é um valor inegociável para o negócio.

Os executivos afirmam: “Somos uma empresa focada no desenvolvimento de novas tecnologias e matérias primas que aumentam a eficiência de nossos processos produtivos, não só em termos de produção, mas também na melhor utilização de recursos naturais, minimizando assim os impactos sociais e ambientais”.

Dessa forma, a Cartonale oferece aos seus clientes o Projeto 3R. O projeto consiste em desenvolver uma embalagem retornável. 

Por exemplo, no momento em que essa embalagem tiver cumprido com sua vida útil, com pelo menos 10 vezes mais ciclos do que uma caixa equivalente de papelão, a empresa recompra e cuida da reciclagem e reutilização, dentro de seu próprio processo de fabricação.

Ainda assim, o objetivo da empresa é desenvolver esse processo e manter um Projeto de Impacto Ambiental Zero, trazendo benefícios na redução de resíduos gerados e também ajudando os próprios clientes no cumprimento das Metas ESG.

Asics lança chinelo com impressora 3D para o pós-treino 

A Asics , empresa japonesa, lançou um chinelo desenvolvido para ajudar na recuperação do corredor após o treino. O Actibreeze 3D Sandal é feito de plástico em impressoras 3D.

Segundo a empresa, o calçado ajuda a manter a temperatura dos pés, além de ser mais respirável e praticamente não reter umidade pela transpiração.

AJ Andrassy, diretor geral de produtos de performance da Asics, afirma que: “O Actibreeze 3D Sandal representa nossa crença de que inovação em calçados esportivos não deve se limitar àquilo que o atleta usa quando está treinando ou competindo. 

E ressalta que querem continuar explorando novas maneiras de otimizar ainda mais a recuperação pós-corrida e o relaxamento tanto do corpo quanto da mente de nossos atletas.

Bem como, o 3D Sandal representa uma inovação, mas ainda precisa vencer duas barreiras importantes para se popularizar. 

A princípio, a primeira é estética, o chinelo é grande, monocromático, feito de plástico e ocupa espaço. Visualmente, ele vai na contramão do minimalista “look Havaianas” que o Brasil consagrou, além de não trazer a riqueza de cores normalmente associadas ao universo da corrida. Outro ponto é o preço: o Actibreeze 3D Sandal é vendido por R$800 – valor superior a alguns tênis com placas disponíveis no mercado.

Empresa brasileira de reciclagem no Pacto Global da ONU

A Trevo Reciclagem Plástica anunciou a sua posição de destaque no setor de reciclagem e sua recente adesão ao Pacto Global da ONU. 

Em outras palavras, como uma das recicladoras de plástico pós-consumo que mais vem crescendo no Brasil, a empresa se empenha em oferecer soluções inovadoras para a sustentabilidade ambiental.

Ainda assim, o foco principal da empresa, está na transformação desses resíduos em flakes, que retornarão à indústria e se tornarão matéria-prima de alta qualidade, evitando que se tornem um problema para o meio ambiente. A abordagem baseada na economia circular é fundamental para reduzir a dependência de recursos naturais e minimizar o desperdício. 

Priscilla Zacharias, sócia-diretora da empresa explica: “A adesão ao Pacto Global da ONU é um marco importante para nós. Estamos comprometidos em fortalecer nossos esforços para promover a sustentabilidade, a economia circular e contribuir para um futuro mais resiliente e próspero.”

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo