O plástico biodegradável tem se tornado um grande aliado da sustentabilidade, uma prova disso, é por estar presente em diversas metas de empresas na busca pelo alinhamento ESG. O Material tem sido utilizado em diferentes segmentos da indústria, como alternativa ao plástico convencional.
De modo geral, ele é produzido com fontes renováveis que podem ter origem natural, como milho, mandioca ou sintética.
Além disso, o plástico biodegradável possui um tempo menor de biodegradação, o que impacta diretamente na qualidade do meio ambiente.
Dessa forma, já que fica menos tempo exposto à degradação natural e podendo ser biodegradado por bactérias, algas e fungos, esse tipo de produto se transforma em biomassa, dióxido de carbono e água que não acarreta microplásticos.
Leia mais:
- Circular Monday propõe consumo consciente e sustentabilidade na Black Friday
- Talheres sustentáveis a partir de larvas-da-farinha, loja de plástico reciclado e bioplástico de casca de jatobá
- SEIBT desenvolve sistemas de reciclagem com personalização
No entanto, para que ele passe pelo processo correto de biodegradação é essencial que ele seja coletado de maneira correta e levado a um local específico para exercer esse trabalho.
Produção de plástico biodegradável
A princípio, o plástico biodegradável sintético se produz a partir de polimerização clássica.
Um exemplo disso, é o plástico PLA, que é feito biotecnologicamente através da fermentação de carboidratos.
Já um outro método de fazer, é o que acontece com o plástico PHB, que transforma a sacarose da cana-de-açúcar em poliéster. Isso acontece a partir da conversão de bactérias do gênero Alcaligenes.
Além dessas maneiras de se produzir o plástico biodegradável, também pode se utilizar o método de casting que consiste na desidratação de soluções de um biofilme, como o amido.
As vantagens comerciais desse material
O uso de plástico biodegradável pode trazer bastante rentabilidade em vendas, assim como para a solidificação da imagem e reputação da marca.
Marcas que desempenham políticas sustentáveis de maneira efetiva costumam ter mais contatos com possíveis investidores nesse segmento, já que cada vez mais o mercado exige ações responsáveis de empresas e fabricantes.
Nesse sentido, uma população mais consciente, a utilização do plástico biodegradável pode oferecer para todo o planeta uma melhora na qualidade de vida.
Uma vez que, proporciona uma decomposição mais rápida e oferece a possibilidade de gerar menos lixo.
Assim, melhorando não só o meio ambiente como os bueiros e organização das ruas, diminuindo os riscos de enchentes por conta de chuvas fortes e contaminação.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.