Casa / Notícias / ‘Plástico amigo’ do meio ambiente é criado por cientistas

‘Plástico amigo’ do meio ambiente é criado por cientistas

Uma criação do segmento do plástico foi anunciada nesta segunda-feira, 24, pela Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de um estudo de pesquisadores das universidades de Coimbra e Aveiro, em Portugal, e do Instituto Politécnico de Leiria.

Foram desenvolvidos materiais ‘compósitos verdes’ através de uma combinação de diversos plásticos com fibras vegetais. Uma equipe de especialistas, liderada por Filipe Antunes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, criou uma gama de materiais compósitos que são realizados a partir da combinação de diversos plásticos com essas fibras e são aplicados em variados setores.

Esses materiais compósitos são resultados da combinação de dois ou mais produtos com propriedades individuais incompatíveis, como nos utilizados neste estudo.

O projeto foi desenvolvido em parceria com um grupo empresarial Vangest surgiu em meio a uma investigação para encontrar “uma solução para o plástico não biodegradável e para os resíduos gerados pela indústria da madeira”.

A diferença dos materiais é que no caso do plástico suas propriedades são hidrofóbicas, já a madeira possui características hidrofílicas. “Esse foi um grande problema que tivemos de ultrapassar. O segredo está em modificar as propriedades de ambos os materiais e obter um produto amigo do ambiente e a um preço de mercado competitivo”, afirma Filipe Antunes.

Depois que os pesquisadores conseguiram modificar as propriedades de cada um dos materiais, os estudos seguiram “até conseguir as formulações certas para os fins desejados, garantindo todas as propriedades térmicas e mecânicas, isto é, a resistência necessária para aplicações industrias diversas”, conclui o pesquisador.

No estudo foram produzidos protótipos para aplicação na indústria automóvel, embalagem, jardinagem e sistemas de sombreamento em prédios.

Além disso, verifique

Plastivida participa do programa de férias nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), da Prefeitura de São Paulo

A Plastivida, em parceria com o Instituto Brasileiro do PVC, vai participou das atividades dos …