Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Plástico, a solução sustentável ideal para a indústria de cosméticos

Comparado a outras alternativas, o plástico consome menos água na produção, é mais facilmente reciclável pelo consumidor e possui uma pegada de carbono reduzida devido à sua leveza. Além disso, embalagens plásticas prolongam a vida útil dos cosméticos, reduzindo o desperdício. Esses aspectos desafiam percepções comuns

Plástico como a solução sustentável ideal para a indústria de cosméticos

Nos últimos anos, a indústria cosmética tem sido alvo de intensos debates sobre sustentabilidade e impacto ambiental, especialmente no que diz respeito ao uso de plástico em suas embalagens. 

Embora diversas marcas venham usando produtos alternativos, mas, dados e vantagens indicam que o plástico continua sendo a melhor opção. Isso acontece, sobretudo, quando se observa o ciclo de vida do material. 

Leia mais:

A princípio, se destaca o consumo de água durante a produção, pois se comparado ao papel, o plástico se mostra significativamente menor. Assim, este material se mostra mais eficiente no uso dos recursos hídricos disponíveis. 

Além desse fator, a reciclabilidade desse material também é um fator crucial. Afinal, embalagens plásticas frequentemente oferecem maior facilidade de reciclagem e reutilização após o consumo inicial. 

Nesse sentido, embalagens plásticas têm a vantagem de serem mais leves que alternativas como vidro e alumínio para a indústria de cosméticos, reduzindo as emissões de carbono associadas ao transporte e logística. Essa leveza não apenas diminui o consumo de energia durante o transporte, mas também facilita o descarte responsável e a coleta seletiva.

A vida útil estendida dos produtos cosméticos embalados em plástico também desafia percepções comuns. Produtos como desodorantes e cosméticos têm uma durabilidade maior em embalagens desse material, o que reduz a frequência de reposição. 

Com isso, também se reduz, consequentemente, o desperdício de embalagens.

Diante disso, Kristie Sherriff, co-fundadora da Proverb, destaca que a escolha do plástico para suas embalagens foi motivada pela durabilidade e resistência que o material oferece. Especialmente em produtos que exigem proteção contra danos e são frequentemente utilizados em viagens.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo