Casa / Notícias / “Plastic: reuse, recycle, redesign” foi principal tema na mesa redonda da Web Summit

“Plastic: reuse, recycle, redesign” foi principal tema na mesa redonda da Web Summit

Argumentos foram apresentados com foco na redução de poluição com plástico

O tema protagonista na mesa redonda da Web Summit foi “Plastic: recuse, recycle, redesign” discutido com bastante seriedade na mesa redonda do evento. Foram apresentados argumentos com imensa relevância pelos palestrantes Tim Brookes (Head of Environmental Responsibility da Lego), Mark Kaplan (Chief Sustainability Officer da Unilever), Diana Cohen (co-fundadora e CEO da Plastic Pollution Coalition) e Rosario Dawson (atriz e fundadora da Studio 189), que fizeram os presentes analisarem sobre os graves danos que o plástico oferece e já causou ao meio ambiente e a saúde pública das pessoas.

O CEO da startup Tone, Mark Kaplan, já trabalhou com grandes empresas como Coca-Cola, P&G e PayPal, defendeu que a coleta do plástico precisa ser encarada como segunda fonte de rendimento por todas as pessoas que trabalham na indústria da pesca – sejam eles pescadores, trabalhadores das docas, entre outros envolvidos. De acordo Kaplan, “este modelo poderia funcionar”, pois o plástico recolhido seria pago pelos bancos de plástico. Diana Cohen garantiu que o valor do plástico pode aumentar quanto mais cedo ele for recolhido e entregue.

Segundo Tim Brookes “o material não é o vilão aqui, mas as formas como as pessoas o tratam”, pois é fundamental educar as pessoas sobre como utilizar o plástico. Para Brookes essa educação é de suma importância, pois “é um material fantástico que mudou a sociedade”, e entende a necessidade que as pessoas reavaliem a forma que lidam com o plástico, e que percebam o quanto ele é importante e que o valorizem para que “olhem como tratam tantas outras coisas que têm em casa e que não poderiam jogar fora após apenas uma utilização”.

Ao contar sobre um trabalho realizado na Califórnia, Rosario Dawson relatou que várias organizações e mercearias se envolveram no processo, com o objetivo de acabar com os sacos plásticos que inúmeras vezes são descartadas de maneira incorreta. Segundo Dawson, designers assinaram sacos reutilizáveis e as pessoas que compravam na loja deixavam as sacolas plásticas em protesto, para que as lojas mudassem suas políticas a respeito do uso delas, e que isso “foi um cainho que foi sendo trilhado cidade a cidade até que todo o estado da Califórnia ficasse livre do plástico”.

“Reduce, reuse and recycle” são três passos que são ensinados para as crianças nos Estados Unidos, segundo Diana Cohen, e isso faz parte da série de inovações que são desenvolvidas no sentido de dar nova vida ao plástico. Diana diz “é um desafio todos os dias levantar e perceber onde posso reutilizar: tenho a garrafa reutilizável, tenho uma mochila para transportar as coisas… Creio que com design inteligente e inovação se consegue incentivar as pessoas a manter um produto em materiais como alumínio, por exemplo”. Ao fim, Kaplan reafirmou que é necessária uma mudança global e que tudo passa pela educação das próprias pessoas, para que essa alteração seja realmente efetiva no meio ambiente e na vida do ser humano.

Sobre o Web Summit

A Web Summit, que originalmente chama-se Dublin Web Summit, é uma conferência de tecnologia realizada anualmente desde 2009, mas o evento foi realizado em Lisboa em 2016 e 2017, sua próxima edição também ocorre no mesmo local em 2018. O tema é centrado na tecnologia da internet e os participantes são variados, com empresas da Fortune 500 até pequenas empresas de tecnologia. Além disso, a conferência conta com uma mistura de CEO’s e fundadores de startups tecnológicas, que trabalham aliados à indústria de tecnologia global e indústrias relacionadas – é o maior evento do gênero na Europa.

Além disso, verifique

Braskem desenvolve embalagem que detecta alimento impróprio para consumo

Quando passa do ponto, caixa muda de cor para sinalizar Ao analisar o mercado, a …